O USO DO MICROSCÓPIO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM SOBRE CÉLULAS PARA ALUNOS DO 5º ANO ESCOLAR

Autores

  • Gabriela Dias Bevilacqua Colégio Pedro II Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - IOC/ FIOCRUZ/ RJ
  • Robson Coutinho-Silva Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21288

Resumo

O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso do microscópio ótico em sala de aula no 5º ano do ensino fundamental. Foram investigadas as capacidades dos estudantes de: representação por meio de desenhos, das imagens celulares observadas ao microscópio óptico; associação das imagens de células vegetais e animais, observadas por meio do microscópio, com materiais observados a olho nu; explicação dessas associações. As respostas foram agrupadas em categorias de acordo com a análise de conteúdo numa abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados de associação entre as imagens das células observadas por meio do microscópio com o material manipulável a olho nu revelaram o percentual de 73,1% para associação positiva entre ambos. Entretanto, para a capacidade de explicação desta associação o percentual de respostas positivas foi de apenas 29,9%. Indicando dificuldade dos estudantes investigados em estabelecerem relações abstratas e formularem explicações sobre as observações concretas. A primeira manipulação do microscópio revela ao estudante um universo desconhecido, a identificação da imagem e de seus significados não é garantida com uma única observação. Atividades com microscópios devem ser realizadas com maior frequência para desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à aprendizagem proporcionada por estes aparelhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Dias Bevilacqua, Colégio Pedro II Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - IOC/ FIOCRUZ/ RJ

Professora do Departamento de Biologia e Ciências do Colégio Pedro II

Mestre em Ensino em Biociências e Saúde

Robson Coutinho-Silva, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Docente do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Diretor do Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro/ RJ, Brasil.

Professor colaborador do Programa de Pós Graduação de Ensino em Biociências e Saúde – IOC/ FIOCRUZ/ Rio de Janeiro/ RJ, Brasil

Downloads

Publicado

2018-07-25

Como Citar

Bevilacqua, G. D., & Coutinho-Silva, R. (2018). O USO DO MICROSCÓPIO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM SOBRE CÉLULAS PARA ALUNOS DO 5º ANO ESCOLAR. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(2). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21288

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)