O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde
uma revisão de atividades didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar, em publicações da área de ensino de ciências, características relativas ao uso de texto de divulgação científica (TDC) para educação em saúde em atividades didáticas aplicadas no contexto escolar. O levantamento foi realizado nas seguintes fontes: artigos de revistas da área de Ensino de Ciências; trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; trabalhos do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A caracterização geral das atividades reportadas nos trabalhos evidenciaram que a maioria foi aplicada na disciplina Ciências ou Biologia. As temáticas de saúde mais abordadas nas atividades foram aquelas relacionadas à genética, seguida de nutrição e dengue. Os tipos de TDC utilizados foram predominantemente revistas de divulgação científica. Aprender novos conceitos científicos e estabelecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano foram os objetivos didáticos mais citados nas atividades. Dentre as várias estratégias adotadas, observou-se a predominância da leitura coletiva e discussão em sala. As contribuições didáticas mais observadas nas propostas foram o aumento da participação e interesse as aulas, e capacidade de articular conteúdos científicos com o cotidiano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.