O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde

uma revisão de atividades didáticas

Autores

  • Tatiana de Paiva Zucareli Teles Universidade Federal de Itajubá
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá https://orcid.org/0000-0002-7891-5820

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar, em publicações da área de ensino de ciências, características relativas ao uso de texto de divulgação científica (TDC) para educação em saúde em atividades didáticas aplicadas no contexto escolar. O levantamento foi realizado nas seguintes fontes: artigos de revistas da área de Ensino de Ciências; trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; trabalhos do Encontro Nacional de Ensino de Biologia. A caracterização geral das atividades reportadas nos trabalhos evidenciaram que a maioria foi aplicada na disciplina Ciências ou Biologia. As temáticas de saúde mais abordadas nas atividades foram aquelas relacionadas à genética, seguida de nutrição e dengue. Os tipos de TDC utilizados foram predominantemente revistas de divulgação científica. Aprender novos conceitos científicos e estabelecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano foram os objetivos didáticos mais citados nas atividades. Dentre as várias estratégias adotadas, observou-se a predominância da leitura coletiva e discussão em sala. As contribuições didáticas mais observadas nas propostas foram o aumento da participação e interesse as aulas, e capacidade de articular conteúdos científicos com o cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Docente da áre de Ensino de Química

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Unifei

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Teles, T. de P. Z., & Oliveira, J. R. S. de. (2021). O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde: uma revisão de atividades didáticas. Ensino, Saúde E Ambiente, 13(3), 01-20. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579

Edição

Seção

Artigos