Remanejo emergencial:
Impactos no desempenho discente
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41015Palavras-chave:
transferência escolar, educação, educação básica, escola públicaResumo
A transferência escolar trata da transferência do aluno de forma voluntária ou como medida disciplinar. Por outro lado, são recorrentes nos sistemas de ensino do Brasil uma forma alternativa de transferência escolar ainda não caracterizada: o remanejo. O remanejo é a transferência em massa de alunos (podendo ou não incluir docentes e administração) de uma unidade escolar para outra, sendo uma transferência planejada ou emergencial. Os fatores que ocasionam o remanejo incluem obras (planejadas ou não), acidentes naturais, sub ou superlotação da unidade escolar e greves. No contexto do ensino básico no Brasil, que já sofre muito com falta de recursos, o remanejo emergencial (RE) é comum e tem o potencial de desidratar a qualidade da educação, que já é baixa. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de um caso de RE no desempenho do corpo discente. Para isto, foram avaliadas as notas dos alunos do ensino médio do Centro Integrado de Educação Pública 057 – Doutor Nilo Peçanha (CIEP) antes e após o RE de todo o corpo discente, docente e administrativo do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso (CETC) para mesmo prédio onde operava o CIEP. A coexistência do CIEP e do CETC após o RE resultou em queda significativa no desempenho dos alunos do CIEP, principalmente nas matérias de química, física, biologia e matemática. Desta forma, o RE surge como um novo tópico a ser discutido e avaliado pelos educadores e cientistas da educação.
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