Concepções de estudantes sobre o Clube de Ciências: aspectos relevantes para sua implantação em uma escola pública de Ibirité/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a42636

Palavras-chave:

clube de ciências, metodologia científica, ensino de ciências, biologia

Resumo

Os Clubes de Ciências podem ser considerados como estratégias viabilizadoras para um desenvolvimento ativo e significativo dos processos de ensino, aprendizagem e das práticas científicas. A presente pesquisa objetiva apresentar as concepções de discentes de uma escola pública localizada no Município de Ibirité, em Minas Gerais, sobre Clube de Ciências e as etapas do método científico. Os dados obtidos foram provenientes de um questionário semi-estruturado preenchido presencialmente pelos participantes. As análises quali-quantitativas permitem inferir que os discentes sabem pouco sobre Clube de Ciências e sobre a pesquisa científica, mas que, em contrapartida, possuem um grande interesse em participar e compreender mais dos mesmos. Desta forma, torna-se relevante propor a implantação de um Clube na referida escola para o desenvolvimento de propostas e atividades que colaborem com a formação científica dos estudantes considerando os aspectos evidenciados neste trabalho.

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Biografia do Autor

Matheus Felipe dos Reis Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité, MG, Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Ibirité) (2023). Atuou como monitor da disciplina de Microbiologia e Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, auxiliando graduandos em atividades teóricas e práticas. Atualmente é professor da Secretaria de educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) ministrando Ciências, Biologia e Intinerários Formativos.

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité, MG, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas com bacharelado e licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Mestre em Ensino de Ciências (2010), Doutora em Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017), Pós Doutora em Educação (Clube de Ciências) - (2022). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, tem experiência nas disciplinas: Prática de Ensino, Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso. Atuou como Coordernadora de Colegiado do Curso de Ciências Biológicas e atua como Supervisora de Estágio do Curso de Ciências Biológicas. Atua como professora do curso de Pedagogia EaD com a disciplina de CMC de Ciências e orientação de TCC. Desenvolve pesquisas na área de Formação de professores, Clube de Ciências, educação a distância, inserção pedagógica das tecnologias digitais de informação e comunicação e ainda metodologias alternativas nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Rodrigues, M. F. dos R., & Costa, F. de J. (2023). Concepções de estudantes sobre o Clube de Ciências: aspectos relevantes para sua implantação em uma escola pública de Ibirité/MG. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 29/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a42636

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