Aprender com as resistências, insistir com as esperanças: de uma herança colonial à construção da utopia
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43030Resumo
Este artigo procura encontrar um caminho para a construção de utopias a partir da compreensão da educação ambiental desde el Sur, que emerge do aprendizado com experiências sociais, políticas e ambientais de resistência. A investigação sobre os percursos da colonização evidencia a constituição de um projeto necropolítico e necropedagógico no contexto contemporâneo. Partindo de uma discussão sobre o processo de colonização, este texto expõe estratégias de lutas populares que expressam alternativas pedagógicas, psicossociais e subjetivas para o enfrentamento ao conhecimento hegemônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.