O que licenciandos de Ciências Biológicas pensam sobre as inter-relações professor-aluno
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a43195Palavras-chave:
inter-relação; , ensino;, biologia;, formação docenteResumo
O presente trabalho teve como objetivo apresentar a percepção de licenciandos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre as inter-relações professor-aluno e como esta pode subsidiar os processos de ensino e aprendizagem. Os autores que inspiraram o embasamento teórico foram Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami, entre outros. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, como instrumento de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi feita através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que as percepções dos sujeitos da pesquisa sobre as inter-relações professor-aluno, enquadram-se nas categorias humanista, sociocultural e/ou cognitivista, conforme Mizukami. Os licenciandos têm visão de que a inter-relação professor-aluno pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem a partir do momento que ela cria empatia e acordo entre estes sujeitos ou torna o ensino mais humanizado, quebrando barreiras representadas pelo autoritarismo.
Downloads
Referências
ANTÓNIO, Luísa da Anunciação David; MANUEL, Janice Alexandra da Costa. Importância da Relação Professor - Aluno na Educação Superior. EDUCERE VII Congresso Nacional de Educação. PUC-Paraná, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BARBOSA, Fayson Rodrigo Merege; CANALLI, Micaella Paola. Qual a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem? EFDeportes.com, ano. 16, n. 160, 2013.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BRAIT, Lilian Ferreira Rodrigues; MACEDO, Keila Márcia Ferreira de; SILVA, Francis Borges da; SILVA, Márcia Rodrigues; SOUZA, Ana Lúcia Rezende de. A Relação Professor/Aluno no Processo de Ensino e Aprendizagem. Intinerarius Reflectiones, Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, v. 8, n. 1, 2010.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Carvalho, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CUNHA, Luci Ana Santos da. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U. Revista de Educação. p. 1-5, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 37ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIASSI, Maristela Gonçalves; MORAES, Edmundo Carlos de. A Contextualização no Ensino de Biologia: abordagens preliminares. Em: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC, Anais...Florianópolis, Santa Catarina: ABRAPEC, 2007.
LOPES, Maria Cristina Lima Paniago; XAVIER, Selma Lúcia da Costa. A afetividade nas inter-relações professores e alunos no ambiente digital. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, p. 1-17, 2007.
LOPES, Rita de Cássia Soares. A Relação Professor-Aluno e o Processo Ensino-Aprendizagem. Ponta Grossa: Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2011. (caderno temático). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acessado em julho de 2019.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, Editora E.P.U.1986.
MÜLLER, Luiza de Souza. A inter-relação professor - aluno no processo educativo. Revista Integração Ensino, Pesquisa, Extensão. Ano VIII, n. 31, 2002.
NETTO, Maria Inês Barreto. Pensando com ciência na pré-escola: A práxis pela criação de significados. Revista Teias, p.11-12, 2005.
NICOLLI, Aline Andréia; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de; CASSIANI, Suzani. A Linguagem na Educação em Ciências: um mapeamento das publicações dos ENPECs de 2005 a 2009. Em: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII ENPEC, Anais...Campinas: São Paulo, Unicamp, 2011.
RIBEIRO, Marinalva Lopes. A afetividade na relação educativa. Revista Estudos de Psicologia, Campinas, São Pulo. v. 27, n. 3, p. 403-412, 2010.
RIOS, Izabel Cristina; SCHRAIBER, Lília Blima. A Relação Professor-Aluno em Medicina - um Estudo sobre o Encontro Pedagógico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 308-316, 2012.
SALOMÃO, Simone Rocha. Aproximações entre Ensino de Ciências e Literatura: caminhos para contrapalavras. In: Grupo LIC Linguagem Interação e Conhecimento. (Org.). A Responsividade Bakhtiniana: Na Educação, na Estética e na Política. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
SANTOS, Edno Mariano dos; FREITAS, Kátya Regina; OLIVEIRA, Marilu Martens. Abordagens e perspectivas no processo de ensino e aprendizagem significativa. Em: III Jornada Didática, Desafios para a Docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, 2014, Londrina. Anais...Londrina: Paraná, Universidade Estadual de Londrina, 2014.
SANTOS, Tâmara. N. P.; BATISTA, Carlos. H.; OLIVEIRA, Ana. P.C.; CRUZ, Maria C. P. Aprendizagem Ativo-Colaborativo-Interativa: Inter-Relações e Experimentação Investigativa no Ensino de Eletroquímica. Revista Química Nova Escola, v. 40, n. 4, p. 258-266, 2018.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Ivete Trevissan. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. Qualit@s Revista Eletrônica, v. 17, n. 1. 2015.
SOUZA, Marcos Lopes; FREITAS, Denise de. O Cotidiano de Educandos Trabalhado na Prática Educativa de Professores de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p.16-26, 2004.
TARDIF. Murice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ. Vozes, 2005. 317 p.
TORRES, Larissa Ravena Palhano. A Afetividade na Relação Professor-Aluno e suas Implicações na Aprendizagem no Curso de Psicopedagogia. 2016. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Bacharelado de Psicopedagogia. Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – Paraíba, 2016.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Estar-Junto na Sala de Aula: Inter-Relações e Reflexões para o Ensino da Arte. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 80-92, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ensino, Saude e Ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.