Conceito e percurso histórico da Educação em Saúde no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47315

Palabras clave:

políticas educacionais, saúde, educação

Resumen

Considerando os desafios de aprendizado da população brasileira quanto as ações de Educação em Saúde (ES), objetiva-se, neste trabalho, investigar os escritos governamentais e de estudiosos sobre a ES, analisando as suas idealizações quanto aos conceitos e às proposições desta temática no decorrer da história. Para a consolidação desta pesquisa qualitativa, efetuou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão narrativa, com o intento de conhecer as publicações sobre essa temática nos vieses de conceitos e históricos da ES, sendo que os dados foram obtidos a partir da busca em diversas bases de consulta. Os trabalhos mostram que a inserção de temas da Saúde na Educação tem centralidade biomédica, focada no ciclo saúde-doença, bem como os termos adotados ao longo do tempo vão desde um viés sanitarista até uma abordagem pautada na vida do sujeito. Assim, observa-se distinções entre a centralidade dos assuntos de ES e os conceitos adotados na atualidade.

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Biografía del autor/a

  • Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

    Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC).

  • Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Atualmente é docente associado I da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino na Faculdade de Educação (FACED/UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

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Publicado

2023-05-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Conceito e percurso histórico da Educação em Saúde no Brasil . (2023). Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(3), 560-578. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47315