Elementos constitutivos de uma proposta pedagógica em projetos de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47392

Palavras-chave:

educação ambiental, educação não formal, gestão ambiental pública, gênero feminino

Resumo

Este artigo busca uma articulação entre a educação ambiental crítica e os fundamentos da educação, dirigindo um olhar atento à educação não formal, isto é não escolarizada. Tendo como base de reflexão a prática social das autoras em projetos de educação ambiental e popular fazendo uma pequena incursão, toma como exemplo o recorte de gênero feminino. A intencionalidade pedagógica do trabalho é ressaltar a importância do planejamento e da diretividade nos processos educativos não formais voltados à públicos em vulnerabilidade social, neste caso específico as mulheres. A base teórica se ancora em autores da psicologia social assim como autores da educação ambiental crítica.

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Biografia do Autor

Maria Odete da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do ensino superior na FURG- Rio Grande - RS, na área de didática, Instituto de Educação. Pesquisadora no Projeto FOCO - Fortalecimento da Organização Comunitária junto às mulheres marisqueiras do Norte Fluminense.

Clara da Rosa, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental (2020), Mestra em Gerenciamento Costeiro (2013) e Licenciada em História (2011), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.Trabalha com comunidades tradicionais no âmbito da organização comunitária e da educação ambiental. Há mais de três anos trabalha com oprojeto de Educação Ambiental FOCO - na Bacia de Campos no contexto do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

Lúcia Anello, FURG - UNiversidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Licenciatura en Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atualmente é pro reitora de gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, licenciamento, política pública, gestão ambiental e educação ambiental crítica.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Pereira, M. O. da R., Clara da Rosa, & Anello, L. de F. S. de. (2023). Elementos constitutivos de uma proposta pedagógica em projetos de educação ambiental. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 646-655. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47392

Edição

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Artigos