Elementos constitutivos de uma proposta pedagógica em projetos de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47392

Palavras-chave:

educação ambiental, educação não formal, gestão ambiental pública, gênero feminino

Resumo

Este artigo busca uma articulação entre a educação ambiental crítica e os fundamentos da educação, dirigindo um olhar atento à educação não formal, isto é não escolarizada. Tendo como base de reflexão a prática social das autoras em projetos de educação ambiental e popular fazendo uma pequena incursão, toma como exemplo o recorte de gênero feminino. A intencionalidade pedagógica do trabalho é ressaltar a importância do planejamento e da diretividade nos processos educativos não formais voltados à públicos em vulnerabilidade social, neste caso específico as mulheres. A base teórica se ancora em autores da psicologia social assim como autores da educação ambiental crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Odete da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Professora do ensino superior na FURG- Rio Grande - RS, na área de didática, Instituto de Educação. Pesquisadora no Projeto FOCO - Fortalecimento da Organização Comunitária junto às mulheres marisqueiras do Norte Fluminense.

Clara da Rosa, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental (2020), Mestra em Gerenciamento Costeiro (2013) e Licenciada em História (2011), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.Trabalha com comunidades tradicionais no âmbito da organização comunitária e da educação ambiental. Há mais de três anos trabalha com oprojeto de Educação Ambiental FOCO - na Bacia de Campos no contexto do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

Lúcia Anello, FURG - UNiversidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Licenciatura en Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atualmente é pro reitora de gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, licenciamento, política pública, gestão ambiental e educação ambiental crítica.

Referências

BASTOS, Alice Beatriz B. Izique. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicol. inf. [online]. 2010, vol.14, n.14, pp. 160-169. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v14n14p160-169. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/PINFOR/article/view/2348/2334 Acesso em 1º de mar de 2022

BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. 227p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

PEREIRA, Maria Odete da Rosa. Transformando alimentos e produzindo novas relações numa cozinha pedagógica. In: CASTRO, Amanda Motta.; MACHADO, Rita de Cássia Fraga (org.). Estudos feministas – Mulheres e Educação popular, 2º. Volume, São Paulo: LiberArs, 2018. P. 259- 270.

PEREIRA, Maria Odete da Rosa. PEAs – Programas de Educação Ambiental no licenciamento: Uma análise e uma proposta pedagógica para além do Capital Social. 2011 169f Tese (Doutorado em Educação Ambiental), FURG - Universidade Federal do Rio Grande, PPGEA-Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Rio Grande. Disponível em https://argo.furg.br/?BDTD285 . Acesso em 19 de setembro de 2022.

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1988 (original publicado em 1983).

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (original publicado em 1982).

ROSA, Clara da. Mulheres com voz e vez: a educação ambiental crítica e transformadora no projeto de educação ambiental PEA FOCO. 2020 132f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental), - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Rio Grande, 2020. Disponível em: https://argo.furg.br/?BDTD12702. Acesso em 19 de setembro de 2022.

QUINTAS, J. S; Educação no processo de gestão ambiental: uma proposta de educação ambiental transformadora e emancipatória. In: LAYRARGUES, Philippe Pommier. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. p.115-142.

WALLON, Henri. A Evolução Psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martin Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Pereira, M. O. da R., Clara da Rosa, & Anello, L. de F. S. de. (2023). Elementos constitutivos de uma proposta pedagógica em projetos de educação ambiental. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(3), 646-655. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47392

Edição

Seção

Artigos