O poder do jaleco branco: reflexões sobre o poder simbólico dos profissionais de saúde nas práticas de ensino

Autores

  • Edson Manoel dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-6304-564X
  • Valéria Trigueiro Santos Adinolfi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP http://orcid.org/0000-0002-5768-6774

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47539

Palavras-chave:

o poder do jaleco branco, programa saúde na escola, COVID-19, ensino de ciências

Resumo

A produção do conhecimento humano historicamente foi se moldando em uma disputa de poder para apresentar à sociedade qual conhecimento seria mais válido, como por exemplo, as relações entre saúde e educação. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar e problematizar as relações de poder existentes entre os serviços de educação e saúde. Relações permeadas pela metáfora do poder do jaleco branco, onde uma mesma informação proferida diversas vezes por um professor ganha ares de autoridade quando proferida por um profissional de saúde, especialmente os da área médica. Este poder simbólico construído historicamente, subsidiado em alguns momentos pela legislação vigente à época e atualmente pelos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, com destaque aos destinados as unidades escolares e produzidos sem a colaboração ou consulta aos profissionais de educação. Neste artigo, reconhece-se a autoridade sanitária dos profissionais de saúde na elaboração de tais protocolos, mas se reivindica o reconhecimento do saber dos profissionais de educação em temas ligados à saúde e na elaboração dos protocolos sanitários de retorno às atividades escolares presenciais.

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Biografia do Autor

Edson Manoel dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP

Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2021 - IFSP). Possui Graduação em Ciências Biológicas (2006 - Universidade Nove de Julho), Pós Graduação em Ecologia e Meio Ambiente (2008 - Universidade Cruzeiro do Sul), Pós Graduação em Saúde Coletiva (2012 - Universidade Nove de Julho), Graduação em Pedagogia (2016 - Universidade Nove de Julho), Pós Graduação em Educação Especial com Ênfase em Altas Habilidades/Superdotação (2017 - Universidade Estadual Paulista - UNESP), MBA em Serviços de Saúde (2018 - Universidade Nove de Julho), Formação de Docentes para o Ensino Superior (2019 - Universidade Nove de Julho). Atuou como Gestor Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo, na elaboração e execução de projetos socioambientais que aliam preservação ambiental e promoção à saúde e na execução e acompanhamento das ações do Programa Saúde na Escola. Atualmente é Professor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Também já lecionou a disciplina de Ciências para alunos do ensino fundamental regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/UNESP). Principal área de pesquisa é a saúde escolar, especificamente o Programa Saúde na Escola.

Valéria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, SP

possui Doutorado em Educação pela USP, Mestrado em Educação pela UNICAMP (2005), Especialização em Teoria e Prática da Divulgação Científica pela USP - Universidade de São Paulo (2004), Especialização em Bioética pela UFLA - Universidade Federal de Lavras (2008), Bacharelado em Filosofia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas(1999), Licenciatura em Filosofia pela UNICAMP (2001), Bachaelado em Teologia pela UMESP (2020). Participou do 33rd Annual Intensive Bioethics Course do Kennedy Institute of Ethics - Georgetown University, e dos Cursos de Bioética Clínica y Social e Ética de la Investigación con Seres Humanos pela RedBioética/UNESCO. Atualmente é professora do IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - São José dos Campos - e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP. Membro do Corpo Editorial da POSGERE - Revista de Pós Graduação do IFSP campus São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia da Ciência e Tecnologia, Metodologia de Pesquisa, Metodologias Ativas, Educação em Valores e Ensino de Ciências, Ética e Bioética.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Santos, E. M. dos, & Adinolfi, V. T. S. (2023). O poder do jaleco branco: reflexões sobre o poder simbólico dos profissionais de saúde nas práticas de ensino. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 626-645. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47539

Edição

Seção

Artigos