Micromundo: uma Visão Educativa das Inteligências Múltiplas através de Estratégias Pedagógicas Aplicadas a Microbiologia no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48497Palavras-chave:
microorganismo, teoria das inteligências múltiplas, arte, educação superior, aprendizagemResumo
A complexidade do ensino de Microbiologia faz com que o professor busque alternativas que identifiquem e aprofundem as aptidões dos alunos. Assim, objetivou-se retratar uma visão educativa das inteligências múltiplas através da percepção discente frente a produção de ferramentas pedagógicas aplicadas a Microbiologia no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva, mista, onde os alunos da disciplina de Microbiologia foram desafiados a participar de projeto intitulado MicroMundo. Cada aluno produziu três atividades (modelo didático, pintura em tela e cordel) com temáticas microbiológicas. Ocorreram ciclos semestrais com quatro edições, sendo os dados coletados por questionário (44 perguntas objetivas/subjetivas). 85 alunos responderam, 63,5% homens com faixa etária de 18-34 anos. Seis inteligências foram trabalhadas: modelo didático (espacial e lógico-matemática), pintura em tela (corporal-cinestésica) e cordel (linguística, musical e interpessoal). Na percepção discente as inteligências múltiplas foram praticadas/desenvolvidas durante o MicroMundo, culminando com uma aprendizagem mais significativa.
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