Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54143Palavras-chave:
ensino em saúde, ensino remoto, tecnologias digitaisResumo
A pandemia pela COVID-19 ocasionou mudanças estruturais em diversas esferas do Brasil e do mundo. A partir da adoção ao isolamento social, as instituições de ensino superior (IES) do país foram obrigadas a suspenderem as aulas práticas, sendo adaptadas para o ensino remoto emergencial. Pensando na importância em identificar os efeitos dessas atividades remotas durante a pandemia e suas repercussões para o ‘pós-pandemia’, o presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões das atividades e tecnologias digitais no ensino em saúde durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, apropriando-se do método da revisão integrativa para busca de trabalhos na literatura que apresentassem experiências e reflexões críticas sobre o uso de ferramentas digitais durante o ensino remoto emergencial. Foi feita uma busca nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal de Periódicos CAPES, que culminou na amostra final de sete artigos para compor a revisão. Grande parte das experiências apresentadas utilizaram de plataformas de vídeo para aulas e reuniões virtuais, ambientes virtuais de aprendizagem, seminários virtuais, lives, portfólios digitais e outras atividades para suprir e/ou substituir emergencialmente as atividades presenciais. Destaca-se a relevância de diversos fatores que influenciaram na escolha e elaboração dessas atividades, como o tempo para planejamento, condições socioeconômicas dos alunos, diferenças entre ensino privado x público, período de inserção dessas ferramentas. Com todos esses dados, ficou evidente que o ensino remoto emergencial em cursos de saúde foi uma realidade multifatorial, podendo trazer repercussões positivas para o futuro do ensino em saúde nas universidades.
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