Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54143

Palavras-chave:

ensino em saúde, ensino remoto, tecnologias digitais

Resumo

A pandemia pela COVID-19 ocasionou mudanças estruturais em diversas esferas do Brasil e do mundo. A partir da adoção ao isolamento social, as instituições de ensino superior (IES) do país foram obrigadas a suspenderem as aulas práticas, sendo adaptadas para o ensino remoto emergencial. Pensando na importância em identificar os efeitos dessas atividades remotas durante a pandemia e suas repercussões para o ‘pós-pandemia’, o presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões das atividades e tecnologias digitais no ensino em saúde durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, apropriando-se do método da revisão integrativa para busca de trabalhos na literatura que apresentassem experiências e reflexões críticas sobre o uso de ferramentas digitais durante o ensino remoto emergencial. Foi feita uma busca nas bases de dados SciELO, LILACS e Portal de Periódicos CAPES, que culminou na amostra final de sete artigos para compor a revisão. Grande parte das experiências apresentadas utilizaram de plataformas de vídeo para aulas e reuniões virtuais, ambientes virtuais de aprendizagem, seminários virtuais, lives, portfólios digitais e outras atividades para suprir e/ou substituir emergencialmente as atividades presenciais. Destaca-se a relevância de diversos fatores que influenciaram na escolha e elaboração dessas atividades, como o tempo para planejamento, condições socioeconômicas dos alunos, diferenças entre ensino privado x público, período de inserção dessas ferramentas. Com todos esses dados, ficou evidente que o ensino remoto emergencial em cursos de saúde foi uma realidade multifatorial, podendo trazer repercussões positivas para o futuro do ensino em saúde nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ?UFRB; Mestra em Recursos Genéticos Vegetais pela mesma instituição; Atualmente é Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, desenvolvendo a pesquisa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Mandioca e Fruticultura - Embrapa/CNPMF; Exerce atividades na área de fitopatologia, biologia molecular, cultura de tecidos e micropropagação.

Lucas Novais Barros, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA). Pós-graduando nos cursos de Psicologia da Saúde (UniBF) e Docência em Ciências da Saúde (UniBF). Bacharel em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Foi estagiário em psicologia hospitalar no Hospital Humberto Castro Lima (HHCL), ligado ao Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC). Foi bolsista de iniciação científica CNPq com projeto associado a estratégias de enfrentamento de pessoas LGBTQIA+. Também fez duas iniciações científicas como bolsista e como voluntário, pela EBMSP, associadas a prática da psicologia no contexto da saúde mental e RAPS e suas relações com arte e arteterapia em cidades da Bahia. Participa atualmente do grupo de pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde (EBMSP), linha Memória, Cultura e Subjetividade e de atividades da linha de pesquisa em Psicologia Clínica e Hospitalar. Tem interesse em temas como psicologia da saúde e hospitalar, saúde mental, saúde coletiva e temáticas associadas a interseccionalidade (raça, classe, gênero e sexualidade).

Manassés dos Santos Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Licenciado em Biologia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) com pesquisa desenvolvida na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Mandioca e Fruticultura (EMBRAPA/CNPMF). Especialista de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) | Docente | Orientador de Trabalho de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-graduação | Editor | Revisor de Periódicos Nacionais e Internacionais | Ampla Experiência em Laboratórios | Vivência dentro de empresas de grande porte | Desenvolve ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Biotecnologia, Bioquímica, Biossegurança, Biologia, Educação, EaD, Meio ambiente e Saúde.

Referências

ALMEIDA, Ewerton Igor Alves de et al. Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 732–745, 2021. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1478

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 13 set. 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 13 set. 2022.

CARNEIRO, Leonardo de Andrade et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e267985485, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485.

CARRARO, Marcia Regina Simpioni; OSTEMBERG, Eber.; SANTOS, Pricila Kohl dos. As tecnologias digitais na educação e nos processos educativos durante a pandemia do COVID-19: Relatos de professores. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, e38859, 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38859

FELISBERTO, Laíse Carla da Costa et al. O Caminho se Faz ao Caminhar: Novas Perspectivas da Educação Médica no Contexto da Pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200422.

GRANJEIRO, Erica Maria et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA, v. 9, n. 1, p. 591-602, 2020. https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602.

MAENEJA, Reinaldo; ABREU, Ana Maria. Ubiquidade das TIC: perigos para a saúde mental reforçados pela crise COVID-19. Psicologia., Saúde & Doenças, v. 21, n. 3, p. 571-581, 2020. https://doi.org/10.15309/20psd210303.

MAGALHÃES, Amanda Júlia de Arruda et al. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437.

NUNES, Lorena Fernanda Silva de Oliveira; VALENÇA, Cecília Nogueira; SILVA, Maria Carolina Batista da. Contribuições das tecnologias digitais na educação permanente dos enfermeiros. Revista Cubana de Enfermería, v. 36, n. 2, e3275, 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03192020000200018&lng=es&nrm=iso. Acesso em 13 set. 2022.

RIBEIRO, Beatriz Maria dos Santos Santiago; BOLONHEZI, Camilla Samira de Simoni, SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Dificuldades educacionais de estudantes de enfermagem durante a pandemia da COVID-19: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFPI, v. 10, n. 1, 2021. https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.814

SALVAGNI, Julice.; WOJCICHOSKI, Nicole; GUERIN, Marina. Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, e38898, 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898

SILVA, Pedro Henrique dos Santos et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 01, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200459

SPAGNOL, Carla Aparecida et al. Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço. Escola Anna Nery, v. 25, e20200498, 2021. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0498

TORRES, Ana Catarina Moura; COSTA, Lynn Rosalina Gama; COSTA, Ana Caline Nóbrega. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. SciELO Preprints, p. 1-11, 2020. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640

WARDENSKI, Rosilaine de Fátima; STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais Rabetti. Continuidade e descontinuidade de uso de tecnologias digitais de informação e comunicação por professores universitários das Ciências e da Saúde. Ciência & Educação, v. 24, n. 3, p. 621-638, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030006

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Nascimento, F. dos S., Barros, L. N., & Silva, M. dos S. . (2023). Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 738-754. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54143

Edição

Seção

Artigos