Lesbianidades e a formação acadêmica em psicologia no interior do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Palavras-chave:

lesbianidades, psicologia, psicologia social, ética, formação acadêmica

Resumo

Esta narrativa tem como objetivo abordar a problemática da escassez de pesquisas, estudos, disciplinas e abordagens sobre as especificidades das demandas de mulheres lésbicas e seus modos de subjetivação na formação em Psicologia, discutindo os impactos éticos desse contexto sob as práticas psi. Ademais, propõe discutir a (falta de) políticas públicas que garantam o direito dessas mulheres. Para tal, por meio da escrita implicada, trago experiências pessoais enquanto graduanda lésbica em Psicologia na Universidade Federal Fluminense no Campus Universitário de Rio das Ostras, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Além disso, são utilizadas referências bibliográficas a fim de embasar teoricamente as discussões. Assim, é feita uma narrativa acerca do silenciamento na academia sobre a vivência lésbica e seus modos de subjetivação e os efeitos na prática do psicólogo, de forma a provocar reflexões e (des)construções de conhecimentos e saberes e promover uma construção coletiva de uma profissão e formação acadêmica ética, não neutra, científica e comprometida com as mulheres lésbicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e processos de construção de conhecimentos. Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas. Possui doutorado (2014) e mestrado (2000) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Psicologia Social (Aprovada no concurso do Conselho Federal de Psicologia, 2012). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD/UFF, 2016). Graduação em Psicologia pela UFRJ (1997). Possui experiência docente no Ensino Superior desde 1999 e em pesquisa desde 1994. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas disciplinas Psicologia Escolar, Psicologia aplicada à Educação, Psicologia Social e Psicologia Social Comunitária, Pesquisa intervenção. Possui experiência na gestão de projetos sociais e educativos junto a Organizações da Sociedade Civil desde 1991. Participou de diversos conselhos formuladores de Políticas Públicas. É autora de artigos e livros publicados nas áreas de atuação. Atualmente é membro do GT Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e associada à ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Fez parte da diretoria nacional da ABRAPSO entre 1999/2000.

Mariana Souza de Pão, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Gaduanda do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Universitário de Rio das Ostras/RJ. 

Referências

CARVALHO, Cintia Sousa; CALDERARO, Fernanda; SOUZA, Solange Jobin e. O dispositivo "saúde de mulheres lésbicas": (in)visibilidade e direitos. Rev. psicol. polít. , São Paulo, v. 13, n. 26, p. 111-127, abr. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução CFP Nº 001/1999. Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Brasília, DF, 1999.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.

GONÇALVES, Joyce Amorim; DE CARVALHO, Ana Rosa Rebelo Ferreira. Lesbianidade e psicologia na contemporaneidade: uma revisão sistemática. Revista Gênero, v. 20, n. 1, p. 135-156, 2019. https://doi.org/10.22409/rg.v20i1.38495

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Reensamblar lo social: Una introducción a la teoría del actor-red. BuenosAires: Ediciones Manatial, 2005.

LORDE, Audre. A transformação do silêncio em linguagem e em ação. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Autêntica Editora, 2019, p. 49-54.

MOREIRA, Mariana de Castro. “O que foi feito, amigo, de tudo que a gente sonhou?”: Uma cartografia da atuação de Organizações da Sociedade Civil no fortalecimento da democracia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. 208 f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro, 2014.

MOREIRA, Mariana de Castro; PÃO, Mariana Souza de. “São duas meninas?: Reflexões sobre o silenciamento da vivência lésbica”. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais. v. 2 n., p. 89-104 02, 2021. DOI: https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.886

NAVARRO-SWAIN, Tania. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.

NITAHARA, Akemi. Ativistas protestam contra a lesbofobia no CCBB do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Agência Brasil, 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-01/ativistas-fazem-ato-contra-lesbofobia-no-ccbb-do-rio-de-janeiro>. Acesso em: 15 de ago. 2021.

OLIVEIRA, Leandra Sobral; MATTOS, Amana Rocha. Diálogos sobre Lesbianidades. Uma breve incursão histórica e análise das produções recentes. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 1, n. 2, 2018. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2018.2.9089

RBA, Redação. Vereadora de Niterói faz BO contra colega do Psol por lesbofobia. Partido reprova atitude. Rede Brasil Atual, Niterói, 08 de julho de 2021. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/>. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVA, Angélica Glória Mendonça da. Cuidado com mulheres lésbicas: prática clínica em psicologia. Editora UICLAP, 2021.

SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo de psicologia social: uma perspectiva pós construcionista. Psicologia & Sociedade; 15 (2): p. 18-42, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-71822003000200003

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Moreira, M. de C., & Pão, M. S. de. (2022). Lesbianidades e a formação acadêmica em psicologia no interior do Estado do Rio de Janeiro . Ensino, Saúde E Ambiente, 15(2), 333-347. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Edição

Seção

Artigos