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“Motumbaxé”: uma experiência interseccional no acompanhamento de uma criança negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58715

Palavras-chave:

criança negra, interseccionalidade, candomblé

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, que tem como objetivo principal destacar a prática profissional que identifica e valoriza a vivência de uma criança negra no contexto de proteção e rede de cuidado estabelecida no seio de uma religião de matriz africana. Este relato é a soma de esforços conceituais, metodológicos e intencionais das práticas construídas em ato, na articulação das ações e na aposta cotidiano de compreender a interpelação do racismo na construção das infâncias e das famílias negras. O conceito de interseccionalidade é um aliado para tratarmos das questões que perpassam este artigo. Um conceito que é fruto das experiências de mulheres negras que passaram a assumir um lugar de protagonismo em torno da construção do conhecimento, com suas potentes vozes ao pensar com as questões do cotidiano. Percebemos que ainda são persistentes práticas que não propiciam o protagonismo infantil, bem como o de práticas discriminatórias face às religiões de matriz africana.

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Biografia do Autor

Dayana Christina Ramos de Souza Juliano, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mulher preta e mãe. Assistente Social no Terceiro Setor no Complexo de Favelas da Maré. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018-2021). Especialista em Políticas Sociais e Intersetorialidade pelo Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ (2017-2018). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2004-2008).

Stallone Pereira Abrantes, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Psicólogo. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Professor do Curso de Psicologia da UNIFAA em Valença-RJ e da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-06-23

Versões

Como Citar

Juliano, D. C. R. de S., & Abrantes, S. P. (2024). “Motumbaxé”: uma experiência interseccional no acompanhamento de uma criança negra. Ensino, Saúde E Ambiente, 17, Publicado em 23/06/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58715

Edição

Seção

Dossiê Interseccionalidades