Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a59353

Palavras-chave:

ensino, educação em saúde, intervenção - pedagógica, imunização, saúde pública

Resumo

A partir da crescente desinformação sobre vacinas é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na conscientização dos alunos sobre a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre temáticas de saúde é essencial para verificar a eficácia das intervenções educativas e identificar as possíveis lacunas a serem abordadas. Assim, este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica sobre vacinas, com enfoque na imunização contra a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos alunos acerca do tema. A intervenção foi realizada com alunos do ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida em 3 etapas: 1º de diagnóstico do conhecimento, 2ª intervenção por meio de diálogo e 3º investigação do conhecimento adquirido. Nossos dados apontam que os estudantes sabem sobre a importância da vacina, mas demostraram não saber sobre assuntos pós-vacinação e acreditam em mitos acerca da imunização. Diante desse cenário, conclui-se que a educação em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da vacinação. Da mesma forma, infere-se que intervenções possam contribuir para aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância da vacinação e para preencher possíveis lacunas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Da Goulart, universidade federal do rio grande do sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestra em Bioquímica e Licenciada em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, Física e Química pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Membro do Grupo Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI), pesquisando inclusão científica. Participação no estudo

Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada em Biomedicina, com especialização em Docência no Ensino Superior e mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atualmente, doutoranda na UFRGS.

Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, PR, Brasil

Pós-doutora em Educação com foco em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino. Doutora e Mestre em Bioquímica, especialista em Fisioterapia. Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná e Docente colaboradora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

Silvana Peterini Boeira , Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS, Brasil

Graduada em Farmácia, mestre em Bioquímica e doutora em Farmacologia. Docente na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenadora de curso. Atua no Laboratório de Análises Farmacológicas e Toxicológicas Aplicadas a Moléculas Bioativas do Pampa.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS, Brasil

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português/Inglês, e Doutor em Ciências Biológicas. Docente Titular na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, com experiência nas áreas de educação e ciências biológicas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenador do Grupo: Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI).  

Referências

ARCHILA, Pablo Antonio; DANIES, Giovanna; MOLINA, Jorge; MEJIA, Anne-Marie; RESTREPO, Silvia. Towards Covid-19 Literacy. Science & Education, v. 30, p. 785-808, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00222-1

BARBIERI, Carolina Luísa Alves et al. Imunização e cobertura vacinal: passado, presente e futuro. 1. ed. São Paulo: Editora Universitária Leopoldianum, 2021. Disponível em: https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2021/05/IMUNIZA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Butantan. Esquema Vacinal. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/tomar-as-duas-doses-e-completar-o-esquema-vacinal-e-essencial-para-se-proteger-contra-a-covid-19. Acesso em: 20 mar. 2023.

CHIPKEVITCH, Eugenio. Imunização ativa na adolescência. Jornal de Pediatria, v. 73, n. 1, p. 5-10, 2017. Disponível em: http://portal.revistas.bvs.br/index.php?search=J.%20pediatr.%20(Rio%20J.)&connector=ET&lang=pt. Acesso em: 15 mai. 2023.

COSTA, Adriano César Jeronimo; OLIVEIRA, Fernando José Volpi Eusébio; MALCHER, Grazielle Tavares. Ensino híbrido e tecnologias digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 22-46, 2022. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_1_2_ex1814_524.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Siqueira Renato; CASTRO, Fonseca Rafael de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Siqueira Silvia. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, n. 1, p. 57-67, 2013. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822.

FIOCRUZ. A importância da vacinação. 2013. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/603-a-importancia-da-vacinacao. Acesso em: 30 mai. 2023.

FIOCRUZ. Vacinas virais. 2019. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntasfrequentes-vacinas-menu-topo/131-plataformas/1574-vacinas-virais. Acesso em: 30 mai. 2023.

FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues et al. Teacher professional development through collaborative interventions in times of pandemic. Ensino em revista, v. 29, p. 01-25, 2022. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-34.

GADELHA, Carolina Strauss Estevez et al. Pesquisas em vacinas contra a Covid-19 de interesse para o sistema público de saúde: uma experiência de integração de instituições de ensino e pesquisa com o Sistema Único de Saúde do Brasil. Revista Saúde em Redes, v. 8, Supl. 2, p. 223-240, 2022. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p223-240.

GALVÃO, Mariana Portela Soares Pires et al. Conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes sobre o Papilomavírus Humano. Revista Saúde Pública, v. 56, n. 12, 2022. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003639.

GERMANI, Frederico; BILLER-ANDORNO, Nikola. The anti-vaccination infodemic on social media: A behavioral analysis. Plos One, v. 16, n. 3, p. e0247642, 2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0247642.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HAMMOND, Jordan. Vaccine confidence, coverage, and hesitancy worldwide: A literature analysis of vaccine hesitancy and potential causes worldwide. 2020. (Senior Theses), Universidade da Carolina do Sul – Columbia, 2020. Disponível em: https://scholarcommons.sc.edu/senior_theses/344/. Acesso em: 31 mai. 2023.

HOMMA, Akira; MARTINS, Reinaldo Menezes Martins; JESSOUROUM, Ellen; OLIVA, Otavio. Desenvolvimento tecnológico: elo deficiente na inovação tecnológica de vacinas no Brasil. História, Ciências, Saúde Manguinhos, v. 10, n. suplemento 2, p. 671-96, 2003. https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000500011.

JÚNIOR, Wellington Fernando da; ARAÚJO, Liderlanio de Almeida. Ensino de Imunologia na educação formal: o que os docentes e discentes devem saber sobre o movimento antivacina e o processo de imunização? Revista Educação Pública, v. 20, n. 35, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/ensino-de-imunologia-na-educacao-formal-o-que-os-docentes-e-discentes-devem-saber-sobre-o-movimento-antivacina-e-o-processo-de-imunizacao. Acesso em: 10 dez. 2023.

LIMA, Jackellyne Fernandes de; MORAIS, Sandra Ribeiro de; OLIVEIRA, Thiago Levi Silva. Tecnologias de produção e controle de qualidade de vacinas: uma revisão. Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 1, p. e311097, 2022. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1097.

LURIE, Nicole; SAVILLE, Melanie; HATCHETT, Richard; et al. Developing Covid-19 Vaccines at Pandemic Speed. New England Journal of Medicine, v. 382, n. 21, p. 1969-1973, 2020. https://doi.org/10.1056/NEJMp2005630.

MALACARNE, Jóse Augusto Dalmonte; et al. Educação em Saúde no Rio de Janeiro: avanços ou retrocessos? Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. 2, p. 913-930, 2022. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905.

NASCIMENTO, Beatriz Miguez; DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andrea Espindola; et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.

NEVES, Tatiane. Inovações metodológicas com o uso da inclusão digital em sala de aula. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 8, n. 3, 2016. https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i3.a21211

NOGUEIRA, Denise; et al. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, 2022. https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 25 mai. 2023.

PAIVA, Priscilla Morais Henrique et al. Vacina contra covid-19: levantamento sobre o conhecimento e adesão entre a população brasileira. International Journal of Development Research, v. 10, n. 11, p. 42192-42195, 2020. https://doi.org/10.37118/ijdr.20511.11.2020.

REIS, Renan Moreira; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 15, n. 2, p. 361-387, 2022. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583.

SALLES, Leila Maria Ferreira. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, v. 22, n.1, p.33-41, 2005. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100005.

STUBBS, Brenda et al. Evaluation of an Intervention Providing HPV Vaccine in Schools. American Journal of Health Behavior, v. 38, n. 1, p. 92-102. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24034684/. Acesso em: 20 mai. 2023.

TAVARES, Juan Tayrone Martins; GOIS, Awdrey Payritz. Percepção dos adolescentes sobre imunização: educação em saúde e ações para a imunoprevenção. Relatório final de pesquisa de Iniciação Científica apresentado à Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Centro Universitário de Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gti.uniceub.br/pic/article/download/7638/4855. Acesso em: 15 mai. 2023.

TELES, Tatiana de Paiva Zucareli; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde: uma revisão de atividades didáticas. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 3, p. 01-20, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579

ZAROCOSTAS, João. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225 p. 676, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Goulart, A. D., Rocha, K. M. A. ., Caroline Fernandes Salgueiro, A. ., Peterini Boeira , S. ., & Folmer, V. . . (2025). Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação. Ensino, Saúde E Ambiente, 18. https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a59353

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)