Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a59353Palavras-chave:
ensino, educação em saúde, intervenção - pedagógica, imunização, saúde públicaResumo
A partir da crescente desinformação sobre vacinas é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na conscientização dos alunos sobre a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre temáticas de saúde é essencial para verificar a eficácia das intervenções educativas e identificar as possíveis lacunas a serem abordadas. Assim, este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica sobre vacinas, com enfoque na imunização contra a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos alunos acerca do tema. A intervenção foi realizada com alunos do ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida em 3 etapas: 1º de diagnóstico do conhecimento, 2ª intervenção por meio de diálogo e 3º investigação do conhecimento adquirido. Nossos dados apontam que os estudantes sabem sobre a importância da vacina, mas demostraram não saber sobre assuntos pós-vacinação e acreditam em mitos acerca da imunização. Diante desse cenário, conclui-se que a educação em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da vacinação. Da mesma forma, infere-se que intervenções possam contribuir para aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância da vacinação e para preencher possíveis lacunas de conhecimento.
Downloads
Referências
ARCHILA, Pablo Antonio; DANIES, Giovanna; MOLINA, Jorge; MEJIA, Anne-Marie; RESTREPO, Silvia. Towards Covid-19 Literacy. Science & Education, v. 30, p. 785-808, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00222-1
BARBIERI, Carolina Luísa Alves et al. Imunização e cobertura vacinal: passado, presente e futuro. 1. ed. São Paulo: Editora Universitária Leopoldianum, 2021. Disponível em: https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2021/05/IMUNIZA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRASIL. Butantan. Esquema Vacinal. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/tomar-as-duas-doses-e-completar-o-esquema-vacinal-e-essencial-para-se-proteger-contra-a-covid-19. Acesso em: 20 mar. 2023.
CHIPKEVITCH, Eugenio. Imunização ativa na adolescência. Jornal de Pediatria, v. 73, n. 1, p. 5-10, 2017. Disponível em: http://portal.revistas.bvs.br/index.php?search=J.%20pediatr.%20(Rio%20J.)&connector=ET&lang=pt. Acesso em: 15 mai. 2023.
COSTA, Adriano César Jeronimo; OLIVEIRA, Fernando José Volpi Eusébio; MALCHER, Grazielle Tavares. Ensino híbrido e tecnologias digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 22-46, 2022. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_1_2_ex1814_524.pdf. Acesso em: 31 mai. 2023.
DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Siqueira Renato; CASTRO, Fonseca Rafael de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Siqueira Silvia. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, n. 1, p. 57-67, 2013. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822.
FIOCRUZ. A importância da vacinação. 2013. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/603-a-importancia-da-vacinacao. Acesso em: 30 mai. 2023.
FIOCRUZ. Vacinas virais. 2019. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/perguntasfrequentes-vacinas-menu-topo/131-plataformas/1574-vacinas-virais. Acesso em: 30 mai. 2023.
FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues et al. Teacher professional development through collaborative interventions in times of pandemic. Ensino em revista, v. 29, p. 01-25, 2022. https://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-34.
GADELHA, Carolina Strauss Estevez et al. Pesquisas em vacinas contra a Covid-19 de interesse para o sistema público de saúde: uma experiência de integração de instituições de ensino e pesquisa com o Sistema Único de Saúde do Brasil. Revista Saúde em Redes, v. 8, Supl. 2, p. 223-240, 2022. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p223-240.
GALVÃO, Mariana Portela Soares Pires et al. Conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes sobre o Papilomavírus Humano. Revista Saúde Pública, v. 56, n. 12, 2022. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003639.
GERMANI, Frederico; BILLER-ANDORNO, Nikola. The anti-vaccination infodemic on social media: A behavioral analysis. Plos One, v. 16, n. 3, p. e0247642, 2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0247642.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAMMOND, Jordan. Vaccine confidence, coverage, and hesitancy worldwide: A literature analysis of vaccine hesitancy and potential causes worldwide. 2020. (Senior Theses), Universidade da Carolina do Sul – Columbia, 2020. Disponível em: https://scholarcommons.sc.edu/senior_theses/344/. Acesso em: 31 mai. 2023.
HOMMA, Akira; MARTINS, Reinaldo Menezes Martins; JESSOUROUM, Ellen; OLIVA, Otavio. Desenvolvimento tecnológico: elo deficiente na inovação tecnológica de vacinas no Brasil. História, Ciências, Saúde Manguinhos, v. 10, n. suplemento 2, p. 671-96, 2003. https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000500011.
JÚNIOR, Wellington Fernando da; ARAÚJO, Liderlanio de Almeida. Ensino de Imunologia na educação formal: o que os docentes e discentes devem saber sobre o movimento antivacina e o processo de imunização? Revista Educação Pública, v. 20, n. 35, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/ensino-de-imunologia-na-educacao-formal-o-que-os-docentes-e-discentes-devem-saber-sobre-o-movimento-antivacina-e-o-processo-de-imunizacao. Acesso em: 10 dez. 2023.
LIMA, Jackellyne Fernandes de; MORAIS, Sandra Ribeiro de; OLIVEIRA, Thiago Levi Silva. Tecnologias de produção e controle de qualidade de vacinas: uma revisão. Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 1, p. e311097, 2022. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1097.
LURIE, Nicole; SAVILLE, Melanie; HATCHETT, Richard; et al. Developing Covid-19 Vaccines at Pandemic Speed. New England Journal of Medicine, v. 382, n. 21, p. 1969-1973, 2020. https://doi.org/10.1056/NEJMp2005630.
MALACARNE, Jóse Augusto Dalmonte; et al. Educação em Saúde no Rio de Janeiro: avanços ou retrocessos? Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. 2, p. 913-930, 2022. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a49905.
NASCIMENTO, Beatriz Miguez; DONATO, Ana Maria; SIQUEIRA, Andrea Espindola; et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 298-315, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.
NEVES, Tatiane. Inovações metodológicas com o uso da inclusão digital em sala de aula. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 8, n. 3, 2016. https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i3.a21211
NOGUEIRA, Denise; et al. Educação em saúde e na saúde: conceitos, pressupostos e abordagens teóricas. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 21, n. 2, 2022. https://doi.org/10.36925/sanare.v21i2.1669
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054. Acesso em: 25 mai. 2023.
PAIVA, Priscilla Morais Henrique et al. Vacina contra covid-19: levantamento sobre o conhecimento e adesão entre a população brasileira. International Journal of Development Research, v. 10, n. 11, p. 42192-42195, 2020. https://doi.org/10.37118/ijdr.20511.11.2020.
REIS, Renan Moreira; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 15, n. 2, p. 361-387, 2022. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583.
SALLES, Leila Maria Ferreira. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia, v. 22, n.1, p.33-41, 2005. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100005.
STUBBS, Brenda et al. Evaluation of an Intervention Providing HPV Vaccine in Schools. American Journal of Health Behavior, v. 38, n. 1, p. 92-102. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24034684/. Acesso em: 20 mai. 2023.
TAVARES, Juan Tayrone Martins; GOIS, Awdrey Payritz. Percepção dos adolescentes sobre imunização: educação em saúde e ações para a imunoprevenção. Relatório final de pesquisa de Iniciação Científica apresentado à Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Centro Universitário de Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gti.uniceub.br/pic/article/download/7638/4855. Acesso em: 15 mai. 2023.
TELES, Tatiana de Paiva Zucareli; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde: uma revisão de atividades didáticas. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 3, p. 01-20, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a29579
ZAROCOSTAS, João. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225 p. 676, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30461-X
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Da Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Silvana Peterini Boeira , Vanderlei Folmer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.