Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a59353

Palavras-chave:

ensino, educação em saúde, intervenção - pedagógica, imunização, saúde pública

Resumo

A partir da crescente desinformação sobre vacinas é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na conscientização dos alunos sobre a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre temáticas de saúde é essencial para verificar a eficácia das intervenções educativas e identificar as possíveis lacunas a serem abordadas. Assim, este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica sobre vacinas, com enfoque na imunização contra a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos alunos acerca do tema. A intervenção foi realizada com alunos do ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida em 3 etapas: 1º de diagnóstico do conhecimento, 2ª intervenção por meio de diálogo e 3º investigação do conhecimento adquirido. Nossos dados apontam que os estudantes sabem sobre a importância da vacina, mas demostraram não saber sobre assuntos pós-vacinação e acreditam em mitos acerca da imunização. Diante desse cenário, conclui-se que a educação em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da vacinação. Da mesma forma, infere-se que intervenções possam contribuir para aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância da vacinação e para preencher possíveis lacunas de conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Aline Da Goulart, universidade federal do rio grande do sul

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestra em Bioquímica e Licenciada em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, Física e Química pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Membro do Grupo Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI), pesquisando inclusão científica. Participação no estudo

  • Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

    Graduada em Biomedicina, com especialização em Docência no Ensino Superior e mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atualmente, doutoranda na UFRGS.

  • Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, PR, Brasil

    Pós-doutora em Educação com foco em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino. Doutora e Mestre em Bioquímica, especialista em Fisioterapia. Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná e Docente colaboradora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.

  • Silvana Peterini Boeira , Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS, Brasil

    Graduada em Farmácia, mestre em Bioquímica e doutora em Farmacologia. Docente na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenadora de curso. Atua no Laboratório de Análises Farmacológicas e Toxicológicas Aplicadas a Moléculas Bioativas do Pampa.

  • Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS, Brasil

    Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português/Inglês, e Doutor em Ciências Biológicas. Docente Titular na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, com experiência nas áreas de educação e ciências biológicas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Coordenador do Grupo: Núcleo de Aprendizagens e Pesquisas em Inclusão (NAPI).  

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Publicado

2025-04-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação. (2025). Ensino, Saúde E Ambiente, 18. https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a59353