O tema alimentação como questão sociocientífica: uma proposta de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a61954

Palavras-chave:

agronegócio, educação alimentar e nutricional, fome, questões étnico-raciais

Resumo

Em busca da superação de um enfoque meramente fisiológico, bioquímico e nutricional sobre alimentação em aulas de ciências e biologia, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do tema, caracterizando-o como uma questão sociocientífica (QSC) a partir de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, exploro sete elementos, a saber: contextualização social; ancestralidade e afetividade; aspectos científicos e tecnológicos; problemas socioambientais; aspectos culturais e éticos; questões controversas; e conteúdos interdisciplinares. São mobilizados conceitos como: soberania alimentar, níveis de insegurança alimentar, desertos alimentares, nutricídio, entre outros. Com isso, pretendo contribuir para a discussão do tema, a partir de uma perspectiva de educação em saúde multidimensional e socioecológica e de educação antirracista, comprometida politicamente, e para o trabalho docente na educação básica.

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Biografia do Autor

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Formação de Professores (FFP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) da UERJ e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa LIQUENS (Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade).

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

Galieta, T. (2025). O tema alimentação como questão sociocientífica: uma proposta de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências e biologia. Ensino, Saúde E Ambiente, 18. https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a61954

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Artigos