O tema alimentação como questão sociocientífica: uma proposta de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a61954Palavras-chave:
agronegócio, educação alimentar e nutricional, fome, questões étnico-raciaisResumo
Em busca da superação de um enfoque meramente fisiológico, bioquímico e nutricional sobre alimentação em aulas de ciências e biologia, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do tema, caracterizando-o como uma questão sociocientífica (QSC) a partir de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, exploro sete elementos, a saber: contextualização social; ancestralidade e afetividade; aspectos científicos e tecnológicos; problemas socioambientais; aspectos culturais e éticos; questões controversas; e conteúdos interdisciplinares. São mobilizados conceitos como: soberania alimentar, níveis de insegurança alimentar, desertos alimentares, nutricídio, entre outros. Com isso, pretendo contribuir para a discussão do tema, a partir de uma perspectiva de educação em saúde multidimensional e socioecológica e de educação antirracista, comprometida politicamente, e para o trabalho docente na educação básica.
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