UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DISCUTIR SUSTENTABILIDADE NO MANGUEZAL DE NOVA ALMEIDA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Authors

  • Katiuscia Soares Viana Rocha Secretaria Municipal de Educação de Serra, Espírito Santo
  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21258

Abstract

O objetivo deste trabalho foi o de estudar os aspectos metodológicos das práticas ambientais à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, promovidas por um projeto escolar denominado "Manguezal", com a participação voluntária de 19 estudantes, filhos dos pescadores, do ensino fundamental público da cidade de Serra, no Estado do Espírito Santo, Brasil. Este projeto escolar foi realizado em 2012 e consistiu numa aula de campo organizada em três etapas, isto é, pé-campo, campo e pós-campos, realizado no Manguezal de Nova Almeida, na mesma cidade da escola. Tratou-se de uma investigação qualitativa de um projeto escolar de educação ambiental articulado à disciplina de ciências naturais do ensino fundamental. Os dados foram produzidos a partir de observações, aulas de campo no manguezal, rodas de conversa e questionários aplicados aos sujeitos. A análise dos aspectos metodológicos da educação ambiental indicou a articulação de saberes escolares, populares e científicos a partir das temáticas de “manguezal”, “pesca artesanal” e “sustentabilidade”, perpassando por conteúdos de ciências naturais, aspectos tecnológicos, sociocientíficos, socioeconômicos, sócio-históricos, socioculturais e socioambientais. A  perspectiva da totalidade na prática educativa promoveu uma visão além dos aspectos ecológicos, enfatizando para os estudante a importância do contexto da pesca artesanal.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-05-22

Issue

Section

Articles

How to Cite

UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DISCUTIR SUSTENTABILIDADE NO MANGUEZAL DE NOVA ALMEIDA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. (2017). Teaching, Health and Environment, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21258