O que os Movimentos de Mulheres e os Ecofeminismos do Sul nos ensinam? Apontamentos para a Educação Ambiental de Base Comunitária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40225

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o diálogo entre a Educação Ambiental de Base Comunitária (EABC) e os movimentos Ecologistas de Mulheres e Ecofeminismos. Busca-se, portanto, nas experiências das resistências e práticas ambientais comunitárias, onde as mulheres tem presença preponderante, as bases para se pensar processos pedagógicos alternativos que caminhem no sentido da emancipação comunitária e superação das desigualdades sociais, ambientais, raciais e de gênero. Nesse caminho, levantamos alguns temas que aparecem como contribuições dos acúmulos destes movimentos para a EABC, dentre eles: a crítica radical à crise ambiental; a concepção de outras sustentabilidades; a noção da luta ambiental como luta pelo comum e os resgates dos saberes ambientais na cultura popular.

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Author Biographies

  • Carolina Alves Gomes Oliveira, UNIRIO

    Mestre em Biologia Marinha e licenciada em Ciências Biológicas pela UFF, atualmente é doutoranda em Educação pela Unirio e  pesquisadora do GEASur. Desenvolve um trabalho de diálogo entre a Educação Popular e a Educação Ambiental e investiga o protagonismo das mulheres em experiências de Educação Ambiental de base Comunitária, em áreas de vulnerabilidade socioambiental na baixada fluminense.

  • Luz Ángela Prada Rojas, Universidade de Tolima
    Licenciada em História e Geografia, especialista em Filosofia e Mestre em Educação. Trabalha há 33 anos na Universidade de Tolima, tendo orientado cursos sobre gênero. Atualmente, trabalha como professora de Ensino de História e Prática de Ensino. Pertence ao Grupo de Pesquisa Coletiva Interdisciplinar sobre Conflitos de Gênero. Participou de projetos de pesquisa financiados pela Universidade de Tolima.
  • Katiuska Andrea Fonseca Prada, Universidade de Tolima

    Bióloga formada pela Universidade de Tolima. Possui experiencia de pesquisa e trabalho em mastozoologia, especialmente com primatas e quirópteros, participando paralelamente de atividades de educação ambiental nesse mesmo campo.

  • Stephanie Di Chiara Salgado, UNIRIO
    Licenciada em Química pela UFF. Mestranda em Educação pela Unirio. Professora de química do IFRJ - campus Pinheiral. Pesquisadora do GEASur/Unirio. Integrante do Coletivo [Re]Considere.

Published

2020-06-04

How to Cite

O que os Movimentos de Mulheres e os Ecofeminismos do Sul nos ensinam? Apontamentos para a Educação Ambiental de Base Comunitária. (2020). Teaching, Health and Environment. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40225