A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004Abstract
O livro didático atua como um dos principais meios de propagação de ideologias na escola, possibilitando discussões e debates sobre diferentes temáticas. Permite a construção de um diálogo entre o tema central e secundários que se imbricam à discussão ou ao tema. Este recurso didático permite um trabalho com valores e representação do fazer cotidiano, tornando-se ferramenta relevante para o ensino de ciências. Nesse aspecto, a pesquisa teve como objetivo analisar como as temáticas - saúde e ambiente – são apresentadas nos diferentes livros do PNLEM de disciplinas que tangenciam o ensino de ciências, doados às escolas públicas de ensino médio de Nilópolis. O principal objetivo foi analisar alguns aspectos do livro didático, cujos resultados serviram de base para a discussão das práticas pedagógicas que orientam a inserção dos temas saúde e ambiente como vieses no ensino de ciências no currículo das escolas públicas de ensino médio.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.