A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Lucile Daniel Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004

Resumo

O livro didático atua como um dos principais meios de propagação de ideologias na escola, possibilitando discussões e debates sobre diferentes temáticas. Permite a construção de um diálogo entre o tema central e secundários que se imbricam à discussão ou ao tema. Este recurso didático permite um trabalho com valores e representação do fazer cotidiano, tornando-se ferramenta relevante para o ensino de ciências. Nesse aspecto, a pesquisa teve como objetivo analisar como as temáticas - saúde e ambiente – são apresentadas nos diferentes livros do PNLEM de disciplinas que tangenciam o ensino de ciências, doados às escolas públicas de ensino médio de Nilópolis. O principal objetivo foi analisar alguns aspectos do livro didático, cujos resultados serviram de base para a discussão das práticas pedagógicas que orientam a inserção dos temas saúde e ambiente como vieses no ensino de ciências no currículo das escolas públicas de ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Moreira, L. D., dos Anjos, M. B., Rôças, G., & Cardoso, S. P. (2013). A SAÚDE E O AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS: VIESES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saúde E Ambiente, 6(1). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21004

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>