EPISTEMOLOGIA RACIONALISTA E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO CRÍTICO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21219Abstract
No ensino das ciências que praticamos hoje – um ensino coparticipativo, crítico e de valorização dos diversos saberes sociais – há lugar para o aspecto racionalista do empreendimento científico. O racionalismo científico é herdeiro e continuador de uma grande aventura racional iniciada na Grécia Antiga. Na ciência, a razão não se limita a um rigor fiscal exercido a posteriori da percepção e de postulados já dados. As refundações inéditas operadas pela ciência são ações de um plural racionalismo que sempre necessita ser, a um só tempo, educador e aprendiz, formador e formando – quanto aos fatos e quanto aos falantes. Mesmo o ensino de ciência não podendo servir de modelo para toda forma de ensino, mesmo a ciência não sendo sua própria empreendedora, pois esta prerrogativa cabe antes aos interesses sociais, a epistemologia da racionalidade científica tem algo a oferecer ao ensino de ciências.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.