CONSTRUÇÃO DE UMA TAXONOMIA SOBRE O ENTENDIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE DENSIDADE BASEADA NA NOÇÃO DE PERFIL EPISTEMOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21647Abstract
Neste estudo apresentamos a elaboração de uma taxonomia para o conceito científico de densidade baseada na noção de perfil epistemológico de Bachelard. Para tanto, explicitamos as diferentes facetas que o conceito assume nas doutrinas filosóficas do empirismo e do racionalismo e elencamos os entendimentos referentes aos conteúdos escolares de densidade abordados no ensino médio na disciplina de Química. A hierarquia para cada doutrina foi constatada empiricamente por meio da aplicação de um questionário para estudantes do ensino médio que já haviam estudado o conteúdo. A partir das respostas analisadas, obtivemos parâmetros que orientaram a construção de uma taxonomia para ser utilizada na análise do entendimento sobre o conceito de densidade na disciplina de Química. A construção da taxonomia neste estudo e a explicitação hierárquica dos entendimentos sobre densidade podem também informar a construção de materiais didáticos direcionados à prática docente, assim com promover um esclarecimento sobre como os estudantes entendem o conceito científico de densidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.