CONSTRUÇÃO DE UMA TAXONOMIA SOBRE O ENTENDIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE DENSIDADE BASEADA NA NOÇÃO DE PERFIL EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Viviane Florentino de Melo
  • Amanda Amantes
  • Rodrigo Drumond Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21647

Resumo

Neste estudo apresentamos a elaboração de uma taxonomia para o conceito científico de densidade baseada na noção de perfil epistemológico de Bachelard. Para tanto, explicitamos as diferentes facetas que o conceito assume nas doutrinas filosóficas do empirismo e do racionalismo e elencamos os entendimentos referentes aos conteúdos escolares de densidade abordados no ensino médio na disciplina de Química. A hierarquia para cada doutrina foi constatada empiricamente por meio da aplicação de um questionário para estudantes do ensino médio que já haviam estudado o conteúdo. A partir das respostas analisadas, obtivemos parâmetros que orientaram a construção de uma taxonomia para ser utilizada na análise do entendimento sobre o conceito de densidade na disciplina de Química. A construção da taxonomia neste estudo e a explicitação hierárquica dos entendimentos sobre densidade podem também informar a construção de materiais didáticos direcionados à prática docente, assim com promover um esclarecimento sobre como os estudantes entendem o conceito científico de densidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

de Melo, V. F., Amantes, A., & Vieira, R. D. (2020). CONSTRUÇÃO DE UMA TAXONOMIA SOBRE O ENTENDIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO DE DENSIDADE BASEADA NA NOÇÃO DE PERFIL EPISTEMOLÓGICO. Ensino, Saúde E Ambiente, 13(1). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21647

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)