Os filmes de animação como ferramenta para o ensino de Ciências: Uma experiência no âmbito da Iniciação à Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a51168

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem de ciências, cinema, currículo, formação de professores, PIBID

Resumo

O objetivo desse trabalho é descrever algumas ações desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas em uma escola pública do município de Bragança, Pará, que culminaram com a elaboração de roteiros didáticos visando a utilização de filmes de animação no ensino de Zoologia. Especificamente nossos objetivos foram a) selecionar filmes de animação que possam ser utilizados para ensinar conteúdos de Zoologia; b) elaborar roteiros de trabalho mapeando cenas e temas que podem ser abordados em sala de aula; c) elencar conteúdos que podem ser abordados em sala de aula a partir das cenas escolhidas. Os filmes selecionados foram: Procurando Dory, O Espanta Tubarões, Formiguinha Z, Bee Movie e Vida de Inseto. Os filmes escolhidos mostram, para além do enredo e da história, como alguns animais se comportam, características de seu habitat, nichos ecológicos, relações que estabelecem com o meio ambiente e com os outros seres vivos, além de aspectos relativos à morfologia e fisiologia. Para fazer dos filmes uma experiência exitosa em sala de aula, buscamos selecionar cenas que mostrassem não somente elementos que poderiam ser utilizados para explorar os conteúdos de Zoologia, mas também que possibilitassem discutir conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Macedo, Universidade Federal do Pará, Bragança, PA

Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Ambiental (GEPECA). E-mail: emanuellemaria019@gmail.com

Nelane Marques, Universidade Federal do Pará, Bragança, PA

Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas, Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Ambiental (GEPECA)., Campus Universitário de Bragança. E-mail: nelane@ufpa.br

Rosigleyse Felix, Universidade Federal do Pará, Bragança, PA

Doutora em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança. Docente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia (PPGOC). E-mail: rosigleyse@ufpa.br

Sandra Bastos, universidade Federal do Pará, Bragança, PA

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança. E-mail: sbastos@ufpa.br

Referências

ANDRADE, Leilane Lima Sena, SCARELI, Giovana; ESTRELA, Laura Ramos. As animações no processo educativo: Um panorama da História da Animação no Brasil. Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristóvão – SE, Brasil, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10177/53/52.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

AUSUBEL, David Paul, NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro; GIRASOLE, Mariana; ZANELLA, Priscila Guimarães. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, ano V, nº 10, dezembro de 2013. https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-596

BASTOS JÚNIOR, Pedro de Souza. Metodologias e estratégias para o ensino de Zoologia. 2013. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Platina - DF, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8185/1/2013_PedroSouzaBastosJunior.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

BASTOS, Sandra Nazaré Dias; FELIX, Rosigleyse Correa de Sousa; FREITAS, Lilliane Miranda; ARAÚJO, Rafaela Lebrêgo; MARQUES-SILVA, Nelane do Socorro. Integração Universidade-Escola: 10 Anos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. In: Anais do VI Encontro Internacional da Casa das Ciências, Lisboa, Portugal, 10 a 12 de julho de 2019. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/8729-Texto%20do%20Trabalho-24682-1-10-20160305.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 02 dez. 2020.

CANDIDO, Camila; FERREIRA, Jakeline de Freitas. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com Zoologia dos Invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 6 v. 6 n. 11, p. 22-33, jul-dez 2012. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/cecilialuiz,+Gerente+da+revista,+[08]+[O+Desenvolvimento+de+material+Did%C3%A1tico]+[Corrigido]-2.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

CARVALHO, Roberto Muniz Barretto. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva: Florianópolis, v. 17, n. 32, jul./dez. 1999. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/10528-Texto%20do%20Artigo-31839-1-10-20090522.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

COLL, César; VALLS, Enrique. A aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, César; POZO, Juan Ignacio; SARABIA, Bernabé; VALLS, Enrique. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.

COSTA, Elaine Cristina Pereira; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro. Luz, câmera, ação: o uso de filmes como estratégia para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Práxis, ano VI, nº 11, junho de 2014. https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-625

COSTA NETO, Eraldo Medeiros; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Maringá, v. 26, no. 1, p. 81-90, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/247915645_A_construcao_do_dominio_etnozoologico_inseto_pelos_moradores_do_povoado_de_Pedra_Branca_Santa_Terezinha_Estado_da_Bahia_-_DOI_104025actascibiolsciv26i11662/fulltext/559cae1b08ae0035df248eac/A-construcao-do-dominio-etnozoologico-inseto-pelos-moradores-do-povoado-de-Pedra-Branca-Santa-Terezinha-Estado-da-Bahia-DOI-104025-actascibiolsciv26i11662.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

DIAS, Simone Regina; CHAGAS Marco Maschio. Aprendizagem Baseada em Problema: Um relato de Experiência. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (orgs). Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. 174 p.

DORNELES, Vanderlei. Ideologia para Crianças: O Filme Formiguinha Z à Luz dos Estudos Culturais e da Semiótica da Cultura. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/r0946-1.pdf Acesso em: 02 dez. 2020.

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação e Cinema na Escola. TEIAS: Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan/dez 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24008 Acesso em: 02 dez. 2020.

GALLO, Sílvio. O Aprender em Múltiplas Dimensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/3491 Acesso em: 02 dez. 2020.

GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do Aprender. Anais do Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo. 2012. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf Acesso em: 02 nov. 2020.

GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela Silva; ALMEIDA, Washington Aguiar. Estágio com Pesquisa – São Paulo: Cortez, 2015.

HAYDT, R. C. Curso de Didática. São Paulo: Ática, 2006. (Série Educação).

HAUEISEN, Mariana P.; SALMAZO, Julia R.; SILVEIRA, Raphaela A. Duarte; PEIRÓ, Douglas F. Ataque de tubarão a seres humanos: um medo que deve ser desmistificado! Bióicos. 01/09/2018. Disponível em: https://www.bioicos.com.br/post/ataque-de-tubarao-a-seres-humanos-um-medo-que-deve-ser-desmistificado Acesso em: 02 jan. 2021.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2018 (Coleção Experiência e Sentido).

LE CAMPION, Gabriel Louis. Tubarões, quando a ficção torna-se uma triste realidade. Gazeta de Alagoas, 03 de agosto de 2013. Disponível em: http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=227601 Acesso em: 02 jan. 2021

LIMA, Rodrigo Lucas; BARROS, Waleska Isabele Tomaz dos Santos; SILVA, Maria Gorette Lima; ARAUJO-DE-ALMEIDA, Elineí. Concepções sobre insetos expressas por alunos do Ensino Fundamental II. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em educação, 2011, Campinas/SP. VIII ENPEC, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281348194_CONCEPCOES_SOBRE_INSETOS_POR_ALUNOS_DA_6_SERIE_7_ANO_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL_NO_MUNICIPIO_DE_CAPAO_DO_LEAO_RS_CONCEPTS_ABOUT_INSECTS_FOR_6th_GRADE_STUDENTS_OF_ELEMENTARY_SCHOOL_IN_THE_CITY_OF_CAPAO_DO_L Acesso em: 02 jan. 2021.

MELO, Rodrigo Vasconcelos Machado; ARAÚJO, Waldmir Nascimento. Reflexões teóricas sobre Ensino de Ciências e Cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 3, p. 145-162, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336139762_Reflexoes_teoricas_sobre_ensino_de_ciencias_e_cinema_aproximacoes_possiveis_com_a_linguagem_cinematografica/fulltext/5d9201bf299bf10cff1a79d6/Reflexoes-teoricas-sobre-ensino-de-ciencias-e-cinema-aproximacoes-possiveis-com-a-linguagem-cinematografica.pdf Acesso em: 02 jan. 2021.

NAPOLITANO, Marcos. Cinema: experiência cultural e escolar. In: TOZZI, Devanil. [e outros] (orgs.). Caderno de cinema do professor: dois / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; São Paulo: FDE, 2009. Disponível em: https://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/administracao/Anexos/Documentos/320100701185037caderno_cinema3_web.pdf Acesso em: 02 jan. 2021.

OLIVEIRA, Danielle Britto Guimarães; BOCCARDO, Lilian; SOUZA, Marcos Lopes; LUZ, Claudia Ferreira da Silva; SOUZA, Ana Lucia Santos; BITENCOURT, Iane Mello; SANTOS, Milena Cardoso. O Ensino de Zoologia numa perspectiva evolutiva: análise de uma ação educativa desenvolvida com uma turma do Ensino Fundamental. In: Atas do VIII ENPEC. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/7522632-O-ensino-de-zoologia-numa-perspectiva-evolutiva-analise-de-uma-acao-educativa-desenvolvida-com-uma-turma-do-ensino-fundamental.html Acesso em: 02 jan. 2021.

PEREIRA, Ana Rúbia Muniz dos Santos; FRANCO, Minéia Cristina. “Cinema na escola”: a experiência da inter-relação universidade e educação básica em Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, no período 2012- 2014. Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 143-154, julho/dezembro 2015. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/admin,+relato2.pdf Acesso em: 02 jan. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SALES, Aílson Nunes; BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Cinema na Escola: Roteiros para discutir gênero, sexualidade, etnia e muitas outras coisas... Anais do VII Encontro Nacional do Ensino de Biologia (ENEBIO) - Norte, 03, 04, 05, 06 setembro, Belém, PA, IEMCI/UFPA, 2018. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/anais/anais-vii-encontro-nacional-de-ensino-de-biologia-enebio/ Acesso em: 02 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Prefácio. In: SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 131-148, jan./jun. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/14 Acesso em: 02 jan. 2021.

SOCZEK, Daniel. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 5, p. 57-69, 19 jun. 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46 Acesso em: 02 jan. 2021.

VIANA, Marger da Conceição Ventura; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. O cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula: um resgate à diversidade cultural. Ensino Em Re-Vista, v.21, n.1, p.137-144, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4787 Acesso em: 02 jan. 2021.

XAVIER, Rodrigo Alves; ARRAIS, Antônia Adriana Mota; GUIMARÃES, Eliane Mendes; SILVA, Delano Moody Simões; FALCOMER, Viviane A Silva. Conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de ciências: uma revisão de literatura em publicações brasileiras (1998-2015). Revista de Educação, Ciências e Matemática v.7 n.2 mai/ago 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4075 Acesso em: 02 jan. 2021.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014. 291 p.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Macedo, E. M. O., Silva, N. do S. M. da ., Felix, R. C. de S., & Bastos, S. N. D. (2023). Os filmes de animação como ferramenta para o ensino de Ciências: Uma experiência no âmbito da Iniciação à Docência. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 480-502. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a51168

Edição

Seção

Artigos