Lesbianism and the Academic Training in Psychology in the Interior of the State of Rio de Janeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Keywords:

lesbianities, psychology, social psychology, ethic, academic education

Abstract

This narrative aims to address the problem of the scarcity of research, studies, disciplines and approaches on the specificities of the demands of lesbian women and their modes of subjectivation in Psychology training, discussing the ethical impacts of this context on psi practices. Furthermore, it proposes to discuss the (lack of) public policies that guarantee the rights of these women. To this end, through the implicated writing, I bring personal experiences as a lesbian graduate student in Psychology at the Fluminense Federal University at the University Campus of Rio das Ostras, located in the interior of the state of Rio de Janeiro. In addition, bibliographic references are used in order to theoretically support the discussions. Thus, a narrative is made about the silencing in the academy about the lesbian experience and its modes of subjectivation and the effects on the psychologist's practice, in order to provoke reflections and (de)constructions of knowledge and promote a collective construction of a profession and ethical, non-neutral, scientific and academic training committed to lesbian women.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e processos de construção de conhecimentos. Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas. Possui doutorado (2014) e mestrado (2000) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Psicologia Social (Aprovada no concurso do Conselho Federal de Psicologia, 2012). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD/UFF, 2016). Graduação em Psicologia pela UFRJ (1997). Possui experiência docente no Ensino Superior desde 1999 e em pesquisa desde 1994. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas disciplinas Psicologia Escolar, Psicologia aplicada à Educação, Psicologia Social e Psicologia Social Comunitária, Pesquisa intervenção. Possui experiência na gestão de projetos sociais e educativos junto a Organizações da Sociedade Civil desde 1991. Participou de diversos conselhos formuladores de Políticas Públicas. É autora de artigos e livros publicados nas áreas de atuação. Atualmente é membro do GT Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e associada à ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Fez parte da diretoria nacional da ABRAPSO entre 1999/2000.

Mariana Souza de Pão, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, RJ

Gaduanda do curso de Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Universitário de Rio das Ostras/RJ. 

References

CARVALHO, Cintia Sousa; CALDERARO, Fernanda; SOUZA, Solange Jobin e. O dispositivo "saúde de mulheres lésbicas": (in)visibilidade e direitos. Rev. psicol. polít. , São Paulo, v. 13, n. 26, p. 111-127, abr. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução CFP Nº 001/1999. Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual. Brasília, DF, 1999.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.

GONÇALVES, Joyce Amorim; DE CARVALHO, Ana Rosa Rebelo Ferreira. Lesbianidade e psicologia na contemporaneidade: uma revisão sistemática. Revista Gênero, v. 20, n. 1, p. 135-156, 2019. https://doi.org/10.22409/rg.v20i1.38495

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Reensamblar lo social: Una introducción a la teoría del actor-red. BuenosAires: Ediciones Manatial, 2005.

LORDE, Audre. A transformação do silêncio em linguagem e em ação. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Autêntica Editora, 2019, p. 49-54.

MOREIRA, Mariana de Castro. “O que foi feito, amigo, de tudo que a gente sonhou?”: Uma cartografia da atuação de Organizações da Sociedade Civil no fortalecimento da democracia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. 208 f. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro, 2014.

MOREIRA, Mariana de Castro; PÃO, Mariana Souza de. “São duas meninas?: Reflexões sobre o silenciamento da vivência lésbica”. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais. v. 2 n., p. 89-104 02, 2021. DOI: https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.886

NAVARRO-SWAIN, Tania. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.

NITAHARA, Akemi. Ativistas protestam contra a lesbofobia no CCBB do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Agência Brasil, 2017. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-01/ativistas-fazem-ato-contra-lesbofobia-no-ccbb-do-rio-de-janeiro>. Acesso em: 15 de ago. 2021.

OLIVEIRA, Leandra Sobral; MATTOS, Amana Rocha. Diálogos sobre Lesbianidades. Uma breve incursão histórica e análise das produções recentes. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 1, n. 2, 2018. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2018.2.9089

RBA, Redação. Vereadora de Niterói faz BO contra colega do Psol por lesbofobia. Partido reprova atitude. Rede Brasil Atual, Niterói, 08 de julho de 2021. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/>. Acesso em: 10 ago. 2021.

SILVA, Angélica Glória Mendonça da. Cuidado com mulheres lésbicas: prática clínica em psicologia. Editora UICLAP, 2021.

SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo de psicologia social: uma perspectiva pós construcionista. Psicologia & Sociedade; 15 (2): p. 18-42, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-71822003000200003

Published

2022-12-13

How to Cite

Moreira, M. de C., & Pão, M. S. de. (2022). Lesbianism and the Academic Training in Psychology in the Interior of the State of Rio de Janeiro. Teaching, Health and Environment, 15(2), 333-347. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a54888

Issue

Section

Articles