ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Graduanda de Farmácia Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Cleiton Aquino de Lima Universidade Federal do Ceará-UECE
  • Hérick Hebert da Silva Alves Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21228

Resumen

O presente estudo utiliza como método a revisão narrativa da literatura, a qual apresenta como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre a abordagem de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionados mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: química orgânica; aprendizagem. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a influência das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica, publicados em inglês, português ou espanhol; em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2009 a 2016. Foi visto que a ideia de jogo didático com o propósito de ensinar nomenclatura dos compostos orgânico de forma motivante e divertida e possibilita ao aluno identificar com maior facilidade as funções orgânicas presentes nos compostos, visto por imagens de estruturas caracterizadas e animadas. Além disso, estudos trata da importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica introduzida no ensino médio. Ressalta-se que por meio das atividades propostas é possível estimula de maneira significativa o ensino aprendizagem dos discentes, revalidando a importância da aprendizagem lúdica como sendo essencial para o desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sandna Larissa Freitas dos Santos, Graduanda de Farmácia Centro Universitário Católica de Quixadá

    Graduanda em Farmácia

    Pet/Saúde Mental

    Monitora Acadêmica

    Centro Universitário Católica de Quixadá

  • Cleiton Aquino de Lima, Universidade Federal do Ceará-UECE

    Graduação em Química

    Universidade Estadual do Ceará-UECE

    Governo do Estado do Ceará

  • Hérick Hebert da Silva Alves, Centro Universitário Católica de Quixadá

    Graduando em Farmácia

    Centro Universitário Católica de Quixadá

  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá

    Docente de Farmácia 

    Mestre em Ensino na saúde pela Universidade Estadual do Ceará

    Centro Universitário Católica de Quixadá

Publicado

2016-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. (2016). Enseñanza, Salud Y Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21228