REELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRISE HÍDRICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Mylena Guedes Passeri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Rafaela Magalhães Aires
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21253

Resumo

Neste trabalho investigamos as reelaborações discursivas de um texto de divulgação científica (TDC) sobre a crise hídrica inserido em um livro didático de ciências. A divulgação científica é um instrumento que busca a democratização do acesso a informação científica para o público em geral, apresentando-se com um discurso próprio. Sendo assim, caracteriza-se como um importante recurso para o ensino no que diz respeito a abordagem de assuntos sociocientíficos, dentre os quais merecem destaque, os problemas ambientais, pelos os riscos que inferem a sociedade. No entanto, considera-se necessárias as reelaborações discursivas para torná-lo mais didático ao entendimento dos estudantes. No presente estudo foi feita uma análise qualitativa do TDC e das reelaborações sofridas para o texto didático, apresentando-se inferências sobre os impactos do seu aproveitamento no ensino. Nossos resultados apontam para uma grande redução de conteúdo, o que pode implicar numa abordagem superficial sobre a problemática apresentada, não agregando informações reflexivas e atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mylena Guedes Passeri, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
    Especialista em Ensino de Ciências pelo Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) stricto sensu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela UERJ. Atua como professora de Ciências e Biologia no INSTITUTO VITÓRIA e na SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SEEDUC) e como tutora à distância da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Zoologia, Botânica e Ecologia do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UERJ / Consórcio CEDERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como tutora jovem ministrando oficinas de educação ambiental vinculada ao ?Curso Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania? - promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ) com a chancela acadêmica da UERJ e financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e trabalhou nas seguintes instituições de ensino: COLÉGIO LEMOS DE CASTRO, COLÉGIO E CURSO INTELLECTUS e INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAp-UERJ). Atuou ainda como Orientadora no PROGRAMA ELOS DE CIDADANIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA E INTEGRADA DE ÁGUAS E FLORESTAS DA MATA ATLÂNTICA (SEA-RJ - UERJ - FECAM) e no PROGRAMA NAS ONDAS DO AMBIENTE (desenvolvido pelas mesmas instituições).
  • Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica,Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Ecologia e Microbiologia. Atualmente atuo como professor do Ensino Superior e do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura.

Downloads

Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REELABORAÇÃO DISCURSIVA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE CRISE HÍDRICA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS. (2017). Ensino, Saúde E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21253