DESENHO ANIMADO: RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • MARIANE DE PAULA GOMES UNIFOA
  • MÔNICA TEIXEIRA DA COSTA MACHADO UFF
  • ANA CLAUDIA TAVARES DA SILVA MANHÃES FASF
  • TAÍS DE SOUZA SANTOS UNIFOA
  • ROSANA RAVAGLIA UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21060

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a produção de conhecimento sobre a utilização de desenhos animados como recurso pedagógico no processo ensinoaprendizagem
sobre o tema educação ambiental. Objetivando: identificar o que tem sido publicado nos artigos científicos em relação à influência dos desenhos animados no processo ensino-aprendizagem e propor a utilização deste como recurso pedagógico na prática educacional em sala de aula. Para trabalhar este tema, foram selecionados os desenhos: Capitão Planeta e Peixonauta. Foi sugerida a organização de um roteiro em forma de debate, focando atuação dos personagens em suas histórias, aplicando os conceitos a realidade de cada um. Pretendeu-se que o público infanto-juvenil pudesse explorar e multiplicar o conhecimento adquirido relacionando educação ambiental com o meio social em que habita, praticando assim ações de cidadania e preservação do meio ambiente; além de indicar aos professores como serem mediadores na construção de conhecimentos e reflexão crítica.
Palavras-chave: Desenho Animado; Processo Ensino- aprendizagem; Recurso Pedagógico; Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-08-30

Como Citar

GOMES, M. D. P., MACHADO, M. T. D. C., MANHÃES, A. C. T. D. S., SANTOS, T. D. S., & RAVAGLIA, R. (2012). DESENHO ANIMADO: RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21060

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)