DESENHO ANIMADO: RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21060Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a produção de conhecimento sobre a utilização de desenhos animados como recurso pedagógico no processo ensinoaprendizagemsobre o tema educação ambiental. Objetivando: identificar o que tem sido publicado nos artigos científicos em relação à influência dos desenhos animados no processo ensino-aprendizagem e propor a utilização deste como recurso pedagógico na prática educacional em sala de aula. Para trabalhar este tema, foram selecionados os desenhos: Capitão Planeta e Peixonauta. Foi sugerida a organização de um roteiro em forma de debate, focando atuação dos personagens em suas histórias, aplicando os conceitos a realidade de cada um. Pretendeu-se que o público infanto-juvenil pudesse explorar e multiplicar o conhecimento adquirido relacionando educação ambiental com o meio social em que habita, praticando assim ações de cidadania e preservação do meio ambiente; além de indicar aos professores como serem mediadores na construção de conhecimentos e reflexão crítica.
Palavras-chave: Desenho Animado; Processo Ensino- aprendizagem; Recurso Pedagógico; Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.