REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Kelly Mayara Poersch Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bruna Caroline Kotz Kliemann Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bárbara Grace Tobaldini Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21203

Resumen

O desenvolvimento humano é marcado por etapas, dentre elas, destaca-se a adolescência. Esta é caracterizada por mudanças fisiológicas, físicas e psicológicas, as quais influenciam direta ou indiretamente na vida do adolescente e de seus familiares.  A sexualidade é a protagonista nessa fase do desenvolvimento e é mais notória em idade escolar, portanto, salienta-se a importância do tema sexualidade ser discutido com cautela na escola. Nesse contexto, o presente trabalho é um relato de experiência oriundo de uma atividade desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado em Ciências, com alunos da educação básica e que teve como objetivo propiciar a eles uma reflexão sobre suas atitudes, comportamentos e valores, a fim de atenuar a visão negativa que a maioria deles tem em relação à sexualidade, reflexo da sociedade na qual estão inseridos e contribuir para que tomem decisões responsáveis a respeito da própria vida sexual.Os resultados demonstram que trabalhos realizados com pouca carga horária não são suficientes para que haja uma mudança significativa nas concepções dos alunos, evidenciando que o tema sexualidade deve ser abordado de forma contínua durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Mayara Poersch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel/PR. Bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

##submission.downloads##

Publicado

2015-09-03

Cómo citar

Poersch, K. M., Kliemann, B. C. K., & Tobaldini, B. G. (2015). REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Ensino, Saude E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21203

Número

Sección

Artigos