PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PÓS-GENÔMICAS ENTRE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Autores/as

  • Fernanda Peres Ramos UTFPR
  • Michel Corci Batista UTFPR
  • Adriana da Silva Fontes UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21218

Resumen

A produção do conhecimento científico está construída por conceitos que funcionam como estruturas centrais para seu desenvolvimento, as quais uma vez consolidadas são recontextualizadas alcançando o público leigo. O contexto genômico iniciado com a proposição do Projeto Genoma Humano (PGH) foi um ambiente de produção de conhecimento com esse perfil, mostrando-se como um dos maiores projetos na atualidade e de forte apelo popular. Entre os motivos para isso está um forte discurso epistemológico implícito na veiculação dessa pesquisa. Este artigo buscou apresentar a epistemologia presente nessa pesquisa, bem como identificar o alcance dessas perspectivas epistemológicas entre acadêmicos de graduação em áreas afins a essas pesquisas. Foi possível detectar valores deterministas nos discursos, confirmando a persistência da crença no DNA como único responsável com relação à manifestação de doenças e características hereditárias. Todavia, alguns discursos houve um deslocamento de valores para uma perspectiva complexa mostrando considerar a participação de fatores ambientais interagindo na expressão genética. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Peres Ramos, UTFPR

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Michel Corci Batista, UTFPR

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Adriana da Silva Fontes, UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

##submission.downloads##

Publicado

2016-05-29

Cómo citar

Ramos, F. P., Batista, M. C., & Fontes, A. da S. (2016). PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PÓS-GENÔMICAS ENTRE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21218

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>