AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO ESCOLAR DO 6° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ENTRE RIOS-BA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21222Resumen
As atividades experimentais são mais que ferramentas de ensino, podendo ser consideradas como parte essencial à construção do conhecimento científico exigido pela sociedade contemporânea. Nesse contexto, este trabalho visa analisar a importância das aulas experimentais na Escola Municipal Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Almeida Veloso - Entre Rios/BA, bem como tecer algumas considerações a respeito da importância dessa modalidade didática, analisando a postura do educador de Ciências e seu desempenho na condução dos experimentos em sala de aula. Para tanto, foram realizadas na turma de 6º ano do ensino fundamental: observações das aulas de ciência, oficinas pedagógicas com os professores sobre a manipulação de experimentos e aplicação de questionários aos 04 professores de Ciências e aos 20 alunos de uma turma da escola. Os dados obtidos confirmaram a necessidade de aulas experimentais no ensino de Ciências que, por sua vez, possibilitem uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.