Espiões: jogo educacional digital para fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a40366

Palabras clave:

jogos de vídeo, fisioterapia, ensino, tecnologia da informação

Resumen

Os jogos educacionais na área da saúde, são considerados ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem com boa aceitação dos alunos, porque são dinâmicos, além de serem uma alternativa inovadora para apresentar situações clínicas, discutir formas de resolução, consolidar conceitos, construir o conhecimento, desenvolver habilidades e treinar técnicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever um jogo educacional digital, o jogo Espiões, como uma ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva. O presente estudo, de natureza descritiva, configura-se na apresentação de um jogo educacional digital, o jogo Espiões, que foi adaptado e desenvolvido para a Web. O jogo Espiões é um jogo simples, com regras fáceis, sendo portanto, rápido para aprender a jogar. Tem duração de no mínimo quinze minutos e de no máximo, quarenta minutos. É um jogo de equipes e para jogá-lo é necessário que cada equipe tenha dois computadores com acesso à Internet. Espiões é um jogo bastante ajustável a qualquer disciplina de qualquer área e promove o raciocínio lógico e a criatividade ao fazer as associações das palavras, estimulando também a comunicação verbal e a capacidade de trabalho em grupo.

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Biografía del autor/a

Tatiana de Assis Girardi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2006), Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Cardiorespiratória e Pneumo-Funcional pela Universidade Católica de Petrópolis (2010) e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2016) com o trabalho intitulado: Ensino da Ventilação Mecânica através de um Simulador. Em 2017 atuou como professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU) no curso de fisioterapia. Atuou como fisioterapeuta pela UNIFISIO no Hospital Vita Volta Redonda. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória, atuando principalmente em hospital, nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana. Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Daniel Girardi, Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, SC

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina(2004), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina(2006), doutorado em Mecânica Estatística e Transição de fases pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Sistemas Complexos(2011). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ensino de Física e Revisor de periódico da PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas:Algoritmo de Niedermayer, Expoente Crítico, Sequências aperiódicas.

Citas

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Publicado

2022-02-27

Cómo citar

Girardi, T. de A., & Girardi, D. (2022). Espiões: jogo educacional digital para fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 14(2), 729-738. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a40366

Número

Sección

Artigos