Espiões: jogo educacional digital para fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a40366Palabras clave:
jogos de vídeo, fisioterapia, ensino, tecnologia da informaçãoResumen
Os jogos educacionais na área da saúde, são considerados ferramentas auxiliares no processo de ensino-aprendizagem com boa aceitação dos alunos, porque são dinâmicos, além de serem uma alternativa inovadora para apresentar situações clínicas, discutir formas de resolução, consolidar conceitos, construir o conhecimento, desenvolver habilidades e treinar técnicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi descrever um jogo educacional digital, o jogo Espiões, como uma ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em fisioterapia cardiorrespiratória e em terapia intensiva. O presente estudo, de natureza descritiva, configura-se na apresentação de um jogo educacional digital, o jogo Espiões, que foi adaptado e desenvolvido para a Web. O jogo Espiões é um jogo simples, com regras fáceis, sendo portanto, rápido para aprender a jogar. Tem duração de no mínimo quinze minutos e de no máximo, quarenta minutos. É um jogo de equipes e para jogá-lo é necessário que cada equipe tenha dois computadores com acesso à Internet. Espiões é um jogo bastante ajustável a qualquer disciplina de qualquer área e promove o raciocínio lógico e a criatividade ao fazer as associações das palavras, estimulando também a comunicação verbal e a capacidade de trabalho em grupo.
Descargas
Citas
DEGUIRMENDJIAN, Samira; MIRANDA, Fernanda; ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena. Serious game desenvolvidos na saúde: revisão integrativa da literatura. Journal of Health Informatics, v. 8, n. 3, p. 110-116, 2016. Disponível em: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/410/0. Acesso em: 4 jan. 2020.
DRUMMOND, David; HADCHOUEL, Alice; TESNIÈRE, Antonie. Serious games for health: three steps forwards. Advances in Simulation, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2017. https://doi.org/10.1186/s41077-017-0036-3
GENTRY, Sarah Victoria et al. Serious gaming and gamification education in health professions: systematic review. Journal of Medical Internet Research, v. 21, n. 3, p. 1-20, 2019. https://doi.org/10.2196/12994
GORBANEV, Iouri et al. A systematic review of serious games in medical education: quality of evidence and pedagogical strategy. Medical Education Online, v. 23, n. 1, p. 1-9, Dec. 2018. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1438718
HAORAN, Gong; BAZAKIDI, Eleni; ZARY, Nabil. Serious games in health professions education: review of trends and learning efficacy. Yearbook of Medical Informatics, v. 28, n. 1, p. 240-248, apr. 2019. https://doi.org/10.1055/s-0039-1677904
IJAZ, Aneeqa et al. Serious games for healthcare professional training: a systematic review. European Journal of Biomedical Informatics, v. 15, n. 1, p. 14-30, 2019. Disponível em: https://www.ejbi.org/abstract/serious-games-for-healthcare-professional-training-a-systematic-review-5136.html. Acesso em: 4 jan. 2020.
LIN, Alice; CHEN, Michael; CHENG, Fuhua. Game for health professional education. International Journal of Information and Education Technology, v. 6, n. 12, p. 972-975, Dec. 2016. Disponível em: http://www.ijiet.org/vol6/827-S2015-325.pdf. Acesso em: 4 jan. 2020.
NUNES, Rute; FERREIRA, Marcos Vinicius; GALIETA, Tatiana. Jogo “repensando a cidade”: integração de temas socioambientais sob a perspectiva do enfoque cts. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 1, 9 jul. 2018. https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21281
OLIVEIRA, Aletheia Machado de. Jogos digitais e aprendizagem: um estudo pela perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Brasileira de Ensino e Tecnologia, v. 13, n. 3, p. 186-201, 2020. https://doi.org/10.3895/rbect.v13n3.10420
OLSZEWSKI, Aleksandra; WOLBRINK, Traci. Serious gaming in medical education: a proposed structured framework for game development. Simulation in Healthcare, v. 12, n. 4, p. 240-253, Aug. 2017. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000212
SANTOS, Georgianna; OLIVEIRA, Maria de Fátima. Jogo como recurso didático para o ensino de nutrição: na trilha dos nutrientes. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 3, p. 1-27, dez. 2018. https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21508
SOUZA, Paulo Victor; MORAIS, Letícia; GIRARDI, Daniel. Spies: an educational game. Physics Education, v. 53, n. 4, p. 1-4, 2018. https://doi.org/10.1088/1361-6552/aac202
WANG, Ryan et al. A systematic review of serious games in training health care professionals. Simulation in Healthcare, v. 11, n. 1, p. 41-51, 2016. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000118
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.