Remanejo emergencial:

Impactos no desempenho discente

Autores

  • Danilo Freitas Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF
  • Lucas Rodrigues Xavier Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Ana Karolina Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Mayara Cristina de Freitas Correia Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Jackellinne Caetano Douetts Peres Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Leonardo Lopes Costa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Carla de Sales Pessanha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41015

Palavras-chave:

transferência escolar, educação, educação básica, escola pública

Resumo

A transferência escolar trata da transferência do aluno de forma voluntária ou como medida disciplinar. Por outro lado, são recorrentes nos sistemas de ensino do Brasil uma forma alternativa de transferência escolar ainda não caracterizada: o remanejo. O remanejo é a transferência em massa de alunos (podendo ou não incluir docentes e administração) de uma unidade escolar para outra, sendo uma transferência planejada ou emergencial. Os fatores que ocasionam o remanejo incluem obras (planejadas ou não), acidentes naturais, sub ou superlotação da unidade escolar e greves. No contexto do ensino básico no Brasil, que já sofre muito com falta de recursos, o remanejo emergencial (RE) é comum e tem o potencial de desidratar a qualidade da educação, que já é baixa. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de um caso de RE no desempenho do corpo discente. Para isto, foram avaliadas as notas dos alunos do ensino médio do Centro Integrado de Educação Pública 057 – Doutor Nilo Peçanha (CIEP) antes e após o RE de todo o corpo discente, docente e administrativo do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso (CETC) para mesmo prédio onde operava o CIEP. A coexistência do CIEP e do CETC após o RE resultou em queda significativa no desempenho dos alunos do CIEP, principalmente nas matérias de química, física, biologia e matemática. Desta forma, o RE surge como um novo tópico a ser discutido e avaliado pelos educadores e cientistas da educação.

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Biografia do Autor

Danilo Freitas Rangel, Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF

Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF, Técnico ambiental, Bolsista CNPq no Laboratório de Ciências Ambientais LCA. Graduando em Licenciatura, Ciências Biológicas.

Lucas Rodrigues Xavier, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Licenciando em Biologia Laboratório de Biotecnologia - LBT Centro de Biociências e Biotecnologia - CBB Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Ana Karolina Rangel, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Licencianda em Biologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mayara Cristina de Freitas Correia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Licenciada em Biologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Jackellinne Caetano Douetts Peres, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Possui Pós Doutorado (2017) Doutorado (2016) e mestrado em Biociências e Biotecnologia (2013) e graduação em licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). Atualmente é professora docente na educaçao básica da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e pós-doutora Voluntária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Leonardo Lopes Costa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) enfase em Ciências Ambientais (2011-2015), atuando em projetos de pesquisa sobre o efeito de atividades humanas e eventos climáticos extremos sobre comunidades macrobentônicas de praias arenosas. Mestre em Ecologia a Recursos Naturais (2015-2017) pela UENF, atuando em projetos de pesquisa sobre a estrutura trófica de praias arenosas, impactos humanos e lixo marinho. Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (2017-2019) pela UENF, atuando em projetos de pesquisa sobre indicadores ecológicos de praias arenosas.

Carla de Sales Pessanha, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Atualmente é coordenadora pedagógica de Ciências da Natureza da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. Atua como coordenadora de estagio supervisionado (CEDERJ da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) das Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Rangel, D. F., Xavier, L. R., Rangel, A. K., Correia, M. C. de F., Peres, J. C. D., Costa, L. L., & Pessanha, C. de S. (2021). Remanejo emergencial:: Impactos no desempenho discente. Ensino, Saude E Ambiente, 14(1), 81-90. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41015

Edição

Seção

Artigos