Metodologia educativa empregada como ferramenta de educação em saúde bucal na gestação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a41145

Palavras-chave:

hábitos saudáveis, métodos de avaliação, saúde bucal, gestantes

Resumo

Atividades educativas e de promoção em saúde não são exclusividade de uma faixa etária ou condição, sendo o período gestacional uma excelente oportunidade para capacitar e criar novos saberes. O trabalho tem como objetivo investigar as atividades educacionais de promoção à saúde na literatura e descrever uma experiência realizada com gestantes em um Programa de Atenção Odontológica à Gestante. Trata-se de um estudo de revisão de literatura sobre as atividades e as metodologias educativas empregadas em serviço de saúde com gestantes. Foi observado que a eficácia do método de educação em saúde utilizado é diretamente proporcional ao número de sessões de intervenção realizada; a inclusão das gestantes nos debates e discussões, além de deixá-las mais à vontade, pode torná-las mais receptivas ao aprendizado, levando a adesão ao tratamento e a associação de mais de uma metodologia de educação em saúde, contribui no desenvolvimento de atitudes positivas e de um comportamento saudável. O Programa de Atenção Odontológica à Gestante fortalece o vínculo extensão-ensino-pesquisa-comunidade, atuado de forma efetiva na promoção e educação em saúde bucal de gestantes e qualificando estudantes e profissionais. Conclui-se que o emprego de metodologias ativas de educação em saúde com gestantes são efetivas na aquisição de hábitos saudáveis, sendo indispensáveis durante o pré-natal. Entretanto, faz se necessária à capacitação dos profissionais, visando à implementação de ações geradoras de saúde na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba(1986), mestrado (1997) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela mesma universidade (1998). Atualmente é professora titular na Unesp - Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia em saúde bucal, políticas públicas de saúde, gestantes, cárie dentária, fluoretação das águas, educação em saúde.

Gleice Tibauje Vicente Ramirez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (1994), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Odontologia Legal e Deontologia pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, disciplinas de Orientação Profissional I e II. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP onde também atua como professora permanente e orientadora dos cursos de mestrado e doutorado . Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva; Orientação Profissional e Odontologia Legal.

Nemre Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1961), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Atualmente é professora voluntária da Faculdade de Odontologia de Araçatuba Unesp. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal, educação e saúde, cárie dentária, flúor e escovação dentária. 

Referências

ACIOLI, Sonia. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 1, p. 117-121, 2008. https://doi.org/10.1590/S0034-71672008000100019

ADENIYI, A. et al. Pregnant women's perspectives on integrating preventive oral health in prenatal care. BMC Pregnancy and Childbirth, London, v. 21, n. 1, p. 271, 2021. https://doi.org.br/10.1186/s12884-021-03750-4

AHMAD, Norain; NOR, Sharifah Fazlinda Syed; DAUD, Faiz. Understanding myths in pregnancy and childbirth and the potential adverse consequences: a systematic review. The Malaysian Journal of Medical Sciences, Kelantan, v. 26, n. 4, p. 17-27, 2019. https://doi.org.br/10.21315/mjms2019.26.4.3

AL KHAMIS, Suad et al. The effect of dental health education on pregnant women's adherence with tooth brushing and flossing: a randomized control trial. Community Dentistry and Oral Epidemiology, Copenhagen, v. 45, n. 5, p. 469–477, 2017. https://doi.org.br/10.1111/cdoe.12311

ANDERSON, Christina et al. Discovering expectant mothers' beliefs about oral health: an application of the Centering Pregnancy Smiles program. International quarterly of community health education, v. 30, n.2, p. 115-140, 2009. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20570801/ Acesso em: 1 ago. 2020

BAHRI, Narjes et al. Educational intervention to improve oral health beliefs and behaviors during pregnancy: a randomized-controlled trial. The Journal of the Egyptian Public Health Association, Cairo v. 90, n. 2, p. 41-45, 2015. https://doi.org.br/10.1097/01.EPX.0000464139.06374.a4

BIJELLA, Maria Francisca Thereza Borro. A importância da educação odontológica em saúde bucal nos programas preventivos para a criança. Cecade News, Bauru, v. 1, n. 1/2, p. 25-28, 1993. Disponível em https://repositorio.usp.br/item/001222061 Acesso em: 1 ago. 2020

BONUCK, Karen A. et al. Randomized, controlled trial of a prenatal and postnatal lactation consultant intervention on duration and intensity of breastfeeding up to 12 months. Pediatrics, Springfield, v. 116, n. 6, p. 1413-1426, 2005. https://doi.org.br/10.1542/peds.2005-0435

BORGES, Flávio Adriano et al. Analysis of professional implication as a tool of permanent education in health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, p. e3189, 2019. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3114.3189

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf Acesso em: 1 ago. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica: saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal.pdf Acesso em: 1 ago. 2020

BUSHO, Audrey C. et al. Effectiveness of cessation messages targeting pregnant and nonpregnant female smokers in the united states: a cross-sectional analysis into the impact of pregnancy, self-efficacy, and risk perception. Maternal and Child Health Journal, New York, v. 24, n. 12 p. 1515-1520, 2020. https://doi.org/10.1007/s10995-020-03001-6

CARDENAS, Lina M.; ROSS, Damon D. Effects of an oral health education program for pregnant women. J. Tenn. Dent. Assoc., v. 90, n.2, p. 23-27, 2010. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20698433/Acesso em: 1 ago. 2020.

CIBULKA, Nancy J. et al. Improving oral health in low-income pregnant women with a nurse practitioner-directed oral care program. J. Am. Acad. Nurse Pract., v. 23, n. 5, p. 249-257, 2011. https://doi.org/ 10.1111/j.1745-7599.2011.00606.x

COLOMÉ, Juliana Silveira; OLIVEIRA, Dora Lucia Leidens Corrêa. A educação em saúde na perspectiva de graduandos de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 29, n. 3, p. 347-353, 2008. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23600 Acesso em: 1 ago. 2020.

CORDEIRO, Técia Maria Santos Carneiro; MIRANDA FILHO, Vamberto Ferreira. Oficina sobre aleitamento materno: uma experiência exitosa num hospital referência em gestação de alto risco. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 6, n. 3, p. 228-240, 2013. https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21154

COSTA, George Moreira. Protocolo de atenção à saúde bucal para gestantes na equipe da estratégia de saúde da família da “Casa da Comunidade Serrinha” em Gouveia-MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica à Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Lagoa Santa, 2014. Disponível em https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4307.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

CUNHA, Marcia Valéria Bezerra et al. Intervenção educativa para gestantes: avaliação do conhecimento. Revista Cereus, Gurupi, v. 10, n. 3, p. 1-16, 2018. Disponível em http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1767 Acesso em: 1 ago. 2020.

DIVDAR, Masoumeh et al. Effectiveness of message-framing to improve oral health behaviors and dental plaque among pregnant women. Archives of Public Health, Brussels, v. 79, n.1, p.117, 2021. https://doi.org/10.1186/s13690-021-00640-1

EBRAHIMIPOUR, Sedige et al. Effect of education based on the theory of planned behavior on adoption of oral health behaviors of pregnant women referred to health centers of Birjand in 2016. Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry, Mumbai, v. 6, n. 6, p. 584–589, 2016. https://doi.org/10.4103/2231-0762.195514

EDWARDS, Renee C. et al. Breastfeeding and complementary food: randomized trial of community doula home visiting. Pediatrics, Springfield, v. 132, suppl. 2, p. S160-S166, 2013. https://doi.org/10.1542/peds.2013-1021P

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GEISINGER, Maria L. et al. Individualized oral health education improves oral hygiene compliance and clinical outcomes in pregnant women with gingivitis. Journal of Oral Hygiene & Health, Los Angeles, v. 1, p. 111, 2013. https://doi.org/10.4172/2332-0702.1000111

GHAFFARI, Mohtasham et al. Oral and dental health care during pregnancy: Evaluating a theory-driven intervention. Oral Diseases, Houndmills, v. 24, n. 8, p. 1606-1614, 2018. https://doi.org/10.1111/odi.12928

GLATT, Kevin et al. Evaluation of an oral health education session for Early Head Start home visitors. Journal of Public Health Dentistry, Raleigh, v. 76, n. 3, p. 167–170, 2016. https://doi.org/10.1111/jphd.12140

JAIN, Lokesh et al. Prevalence of myths regarding oral health among pregnant women in North India. International Journal of Dental Hygiene, Oxford, v. 19, n.1, p. 127-134, 2021. https://doi.org/10.1111/idh.12471

JEIHOONI, Ali Khani et al. The effect of health education program based on health belief model on oral health behaviors in pregnant women of fasa city, fars province, South of Iran. Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry, Mumbai, v. 7, n. 6, p. 336-343, 2017. https://doi.org/10.4103/jispcd.JISPCD_339_17

KANDAN, Ponnuswamy Mani; MENAGA, Venkatachalam, KUMAR, Rajappan Raja Rajesh. Oral health in pregnancy (guidelines to gynaecologists, general physicians & oral health care providers). Journal of the Pakistan Medical Association, Karachi, v. 61, n. 10, p. 1009-1014, 2011. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22356038/ Acesso em: 1 ago. 2020.

LIMA, Suzinara Soares. Enfermagem no pré-natal de baixo risco na estratégia Saúde da Família. Aquichan, v. 13, n. 2, p. 261-269, 2013. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/741/74128688002.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

LOUREIRO, Lucrecia Helena et al. Estratégia de capacitação em saúde: uma experiência exitosa de integração entre centros universitários. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 10, n. 3, p. 34-47, 2017. https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21268

LUTENBACHER, Melanie et al. Does additional prenatal care in the home improve birth outcomes for women with a prior preterm delivery? A randomized clinical trial. Maternal and Child Health Journal, New York, v. 18, n. 5, p. 1142-1154, 2014. https://doi.org/10.1007/s10995-013-1344-4

MARCHI, Kristen S. et al. Medical provider promotion of oral health and women's receipt of dental care during pregnancy Maternal and Child Health Journal, New York, v. 23, n.7, p. 890-902, 2019. https://doi.org/10.1007/s10995-018-02714-z

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em saúde bucal. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Saúde, 2007. Disponível em https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1965.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. A influência da prática do aleitamento materno na aquisição de hábitos de sucção não nutritivos e prevenção de oclusopatias. Revista de Odontologia da UNESP, Araraquara, v. 42, n. 1, p. 31-36, 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/rounesp/a/85sY78GMJNLyDQJTCrqtJsw/ Acesso em: 1 ago. 2020.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 39-45, 2007. Disponível em https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/3_janeiro_abril_2007/o_acesso_gestantes.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Relação entre aleitamento materno e hábitos de sucção não nutritivos. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 5, p. 2477-2484, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000500017

NASEEM, Mustafa et al. Oral health challenges in pregnant women: recommendations for dental care professionals. Saudi Journal for Dental Research, Amsterdam, v. 7, n. 2, p. 138-146, 2016. https://doi.org/10.1016/j.sjdr.2015.11.002

PEREIRA, Adriana Lenho de Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031

RASOULI, Masoumeh et al. The impact of motivational interviewing on behavior stages of nulliparous pregnant women preparing for childbirth: a randomized clinical trial. Journal of Psychosomatic Obstetrics and Gynaecology, Utrecht, v. 39, n. 3, p. 237-245, 2018. https://doi.org/10.1080/0167482X.2017.1338266

REIS, Deise Moreira et al. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p. 269-276, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/Vz4jXkQhRxttghWDxHvTRDc/abstract/?lang=pt Acesso em: 1 ago. 2020.

RIOS, Claudia Teresa Frias; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 477-486, 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-81232007000200024

ROCHA, Najara Barbosa et al. O ato de amamentar: um estudo qualitativo. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p. 1293-1305, 2010. https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000400012

SAFFARI, Mohsen et al. Effect of a health-education program using motivational interviewing on oral health behavior and self-efficacy in pregnant women: a randomized controlled trial. European Journal of Oral Sciences, Copenhagen, v. 128, n.4, p. 308-316, 2020. https://doi.org/10.1111/eos.12704

SCAVUZZI Ana Isabel Fonseca et al. Avaliação dos Conhecimentos e Práticas em Saúde Bucal de Gestantes. Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, v. 8, n.1, p.39-45, 2008. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25133/tde-17082010-151433/publico/AdrianaEleuterio.pdf Acesso em: 1 ago. 2020.

SILVA, Esther Pereira da; LIMA, Roberto Teixeira de; OSORIO, Mônica Maria. Impacto de estratégias educacionais no pré-natal de baixo risco: revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 9, p. 2935-2948, 2016. https://doi.org/10.1590/1413-81232015219.01602015

SOUSSOU, Randa; ALEKSEJŪNIENĖ, Jolanta; HARRISON, Rosamund. Waiting room time: an opportunity for parental oral. Canadian Journal of Public Health, Ottawa, v. 108, n. 3, p. e251-e256, 2017. https://doi.org/10.17269/CJPH.108.5984

TURRIONI, Ana Paula Silveira et al. Avaliação das ações de educação na saúde bucal de adolescentes dentro da Estratégia de Saúde da Família. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 7, p. 1841-1848, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000700023

VAMOS, Cheryl A. et al. Oral health promotion interventions during pregnancy: a systematic review. Community Dentistry and Oral Epidemiology, Copenhagen, v. 43, n. 5, p. 385-396, 2015. https://doi.org/10.1111/cdoe.12167

Downloads

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Moimaz, S. A. S., Ramirez, G. T. V., Saliba, T. A., & Saliba, N. A. (2022). Metodologia educativa empregada como ferramenta de educação em saúde bucal na gestação. Ensino, Saude E Ambiente, 15(1), 18-34. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a41145

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)