Metodologia educativa empregada como ferramenta de educação em saúde bucal na gestação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a41145

Palabras clave:

hábitos saudáveis, métodos de avaliação, saúde bucal, gestantes

Resumen

Atividades educativas e de promoção em saúde não são exclusividade de uma faixa etária ou condição, sendo o período gestacional uma excelente oportunidade para capacitar e criar novos saberes. O trabalho tem como objetivo investigar as atividades educacionais de promoção à saúde na literatura e descrever uma experiência realizada com gestantes em um Programa de Atenção Odontológica à Gestante. Trata-se de um estudo de revisão de literatura sobre as atividades e as metodologias educativas empregadas em serviço de saúde com gestantes. Foi observado que a eficácia do método de educação em saúde utilizado é diretamente proporcional ao número de sessões de intervenção realizada; a inclusão das gestantes nos debates e discussões, além de deixá-las mais à vontade, pode torná-las mais receptivas ao aprendizado, levando a adesão ao tratamento e a associação de mais de uma metodologia de educação em saúde, contribui no desenvolvimento de atitudes positivas e de um comportamento saudável. O Programa de Atenção Odontológica à Gestante fortalece o vínculo extensão-ensino-pesquisa-comunidade, atuado de forma efetiva na promoção e educação em saúde bucal de gestantes e qualificando estudantes e profissionais. Conclui-se que o emprego de metodologias ativas de educação em saúde com gestantes são efetivas na aquisição de hábitos saudáveis, sendo indispensáveis durante o pré-natal. Entretanto, faz se necessária à capacitação dos profissionais, visando à implementação de ações geradoras de saúde na comunidade.

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Biografía del autor/a

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba(1986), mestrado (1997) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela mesma universidade (1998). Atualmente é professora titular na Unesp - Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia em saúde bucal, políticas públicas de saúde, gestantes, cárie dentária, fluoretação das águas, educação em saúde.

Gleice Tibauje Vicente Ramirez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Odontologia Preventiva e Social - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista (1994), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Odontologia Legal e Deontologia pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora, disciplinas de Orientação Profissional I e II. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP onde também atua como professora permanente e orientadora dos cursos de mestrado e doutorado . Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva; Orientação Profissional e Odontologia Legal.

Nemre Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, SP

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1961), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1963) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Atualmente é professora voluntária da Faculdade de Odontologia de Araçatuba Unesp. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde bucal, educação e saúde, cárie dentária, flúor e escovação dentária. 

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

Moimaz, S. A. S., Ramirez, G. T. V., Saliba, T. A., & Saliba, N. A. (2022). Metodologia educativa empregada como ferramenta de educação em saúde bucal na gestação. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(1), 18-34. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a41145

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