Metodologia educativa empregada como ferramenta de educação em saúde bucal na gestação
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a41145Palavras-chave:
hábitos saudáveis, métodos de avaliação, saúde bucal, gestantesResumo
Atividades educativas e de promoção em saúde não são exclusividade de uma faixa etária ou condição, sendo o período gestacional uma excelente oportunidade para capacitar e criar novos saberes. O trabalho tem como objetivo investigar as atividades educacionais de promoção à saúde na literatura e descrever uma experiência realizada com gestantes em um Programa de Atenção Odontológica à Gestante. Trata-se de um estudo de revisão de literatura sobre as atividades e as metodologias educativas empregadas em serviço de saúde com gestantes. Foi observado que a eficácia do método de educação em saúde utilizado é diretamente proporcional ao número de sessões de intervenção realizada; a inclusão das gestantes nos debates e discussões, além de deixá-las mais à vontade, pode torná-las mais receptivas ao aprendizado, levando a adesão ao tratamento e a associação de mais de uma metodologia de educação em saúde, contribui no desenvolvimento de atitudes positivas e de um comportamento saudável. O Programa de Atenção Odontológica à Gestante fortalece o vínculo extensão-ensino-pesquisa-comunidade, atuado de forma efetiva na promoção e educação em saúde bucal de gestantes e qualificando estudantes e profissionais. Conclui-se que o emprego de metodologias ativas de educação em saúde com gestantes são efetivas na aquisição de hábitos saudáveis, sendo indispensáveis durante o pré-natal. Entretanto, faz se necessária à capacitação dos profissionais, visando à implementação de ações geradoras de saúde na comunidade.
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