A construção de conceitos sobre a pequenez humana: Astronomia em aulas de Filosofia no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41438

Palavras-chave:

ensino de astronomia, Ensino de filosofia, interdisciplinaridade, proposta de ensino, condição humana

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa na qual se analisou de que maneira o uso de conteúdos de Astronomia, trabalhados em aulas de Filosofia podem auxiliar na análise crítica dos estudantes do Ensino Médio sobre a existência, com enfoque na pequenez humana. Em uma abordagem interdisciplinar, tratou-se da relação entre Astronomia e Filosofia como áreas afins para uma reflexão existencialista. A abordagem culminou na criação de conceitos sobre a condição humana na Terra e no Cosmo. A metodologia utilizada utilizou questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador-professor. A análise do itinerário da criação de conceitos pelos dos alunos validou a proposta mostrando que a intangibilidade da Filosofia foi assimilada por meio de conteúdos de Astronomia. As reflexões sobre a existência humana caminharam para a análise de nossa condição de pequenez diante da realidade terrena e cósmica.

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Biografia do Autor

Carlos Alexandre do Nascimento, Secretária da Educação do Estado de São Paulo

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (2006) e é Licenciado em Filosofia pelo Centro Claretiano de Batatais (2012). Atuou como Coordenador de Sinistro - Mapfre Seguros, atualmente é docente em Filosofia, Pós-Graduado em Pedagogia Empresarial e Mestre em Educação pela UFSCar.

Paulo Sergio Bretones, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2006) em temas relacionados à Educação em Astronomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Foi coordenador da Seção de Ensino e Divulgação (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA) entre 1992 e 2014 e Coordenador da Comissão de Ensino e Divulgação (COMED) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) entre 2012 e 2016. É co-editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), e Presidente da Comissão C1 (Astronomy Education & Development) da União Astronômica Internacional (IAU). Autor dos livros paradidáticos Os Segredos do Sistema Solar e Os Segredos do Universo e organizador do livro Jogos para o Ensino de Astronomia. Tem participado de projetos de observação do céu e de divulgação astronômica ministrando palestras e cursos dirigidos a estudantes, professores e público em geral. Também tem escrito artigos em jornais e revistas assim como participado de programas de rádio e TV. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Astronomia, Química, Educação e Ensino. 

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

Nascimento, C. A. do, & Bretones, P. S. (2021). A construção de conceitos sobre a pequenez humana: Astronomia em aulas de Filosofia no Ensino Médio. Ensino, Saude E Ambiente, 14(1), 91-110. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i1.a41438

Edição

Seção

Artigos