Concepções de estudantes sobre o Clube de Ciências: aspectos relevantes para sua implantação em uma escola pública de Ibirité/MG
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a42636Palabras clave:
clube de ciências, metodologia científica, ensino de ciências, biologiaResumen
Os Clubes de Ciências podem ser considerados como estratégias viabilizadoras para um desenvolvimento ativo e significativo dos processos de ensino, aprendizagem e das práticas científicas. A presente pesquisa objetiva apresentar as concepções de discentes de uma escola pública localizada no Município de Ibirité, em Minas Gerais, sobre Clube de Ciências e as etapas do método científico. Os dados obtidos foram provenientes de um questionário semi-estruturado preenchido presencialmente pelos participantes. As análises quali-quantitativas permitem inferir que os discentes sabem pouco sobre Clube de Ciências e sobre a pesquisa científica, mas que, em contrapartida, possuem um grande interesse em participar e compreender mais dos mesmos. Desta forma, torna-se relevante propor a implantação de um Clube na referida escola para o desenvolvimento de propostas e atividades que colaborem com a formação científica dos estudantes considerando os aspectos evidenciados neste trabalho.
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