Meio Ambiente e Saúde em arte da infografia: descrição das etapas de elaboração de um objeto de aprendizagem com enfoque CTSA

Autores/as

  • Millena Willemen Pereira Barreto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ https://orcid.org/0000-0002-9131-5176

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a42737

Palabras clave:

infográfico; , ensino aprendizagem; , CTSA

Resumen

O presente artigo tem por objetivo geral apresentar alguns detalhes da elaboração de um Objeto de Aprendizagem (OA) com enfoque CTSA, sendo esse, parte do produto educacional ofertado a um programa de Mestrado Profissional para a obtenção de título de mestre. Logo, os aspectos a serem vistos no decorrer deste artigo remetem-se aos resultados da pesquisa empírico-conceitual realizada no âmbito do programa. Propriamente, o Objeto de Aprendizagem (OA) em questão é um infográfico: um recurso de linguagem texto-visual admitido, fundamentadamente, como um instrumento potencialmente facilitador nos processos de ensino para a aprendizagem. Já com o enfoque CTSA (Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente) conferido ao material elaborado pretendeu-se corresponder ao ensino crítico-humanístico para a contemporaneidade: ensino voltado à formação integral do indivíduo, do cidadão a partir da democratização e desmistificação dos produtos da Ciência e da Tecnologia. Adianta-se que o material de eixo temático Saúde e Meio Ambiente foi desenvolvido com base em aspectos da realidade operacional de um curso Técnico Subsequente em Farmácia, de modo que possa ser útil na formação técnico-profissional dos estudantes desse curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Millena Willemen Pereira Barreto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ

Sou professora em Ciências Biológicas (rede pública estadual); pós-graduada (lato-sensu), em “Planejamento, Implementação e Gestão da EaD” (Lante-UFF); em “Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional” (UFF-Campos); em “Ciências Biológicas” (CEAD-UFJF). Sou graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza (IFF-centro) e em Licenciatura em Pedagogia (ISEPAM); sou formada em Manutenção Indústrial (ensino técnico- IFF-centro).

Citas

ASCSELRAD, Henri. Apresentação. In: ZHOURI, Andrea; PEREIRA, Doralice Barros; LASCHEFSKI, Klemens. (Orgs.) A insustentável leveza da política ambiental: Desenvolvimento e conflitos socioambientais. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 7-9. Disponível em ASCSELRAD, Henri. Apresentação. In: ZHOURI, Andrea; PEREIRA, Doralice Barros; LASCHEFSKI, Klemens. (Orgs.) A insustentável leveza da política ambiental: Desenvolvimento e conflitos socioambientais. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 7-9. Disponível em https://grupoautentica.com.br/autentica/livros/a-insustentavel-leveza-da-politica-ambiental-desenvolvimento-e-conflitos-socio-ambientais/174 Acesso em 02 dez 2018.

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto Aguiar; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de Aprendizagem: conceitos básico, 2014, p. 12-28. In: Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos e Marta Rosecler Bez, Valeria Costa. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 504 páginas: il. Disponível em: http://www.waltenomartins.com.br/pmd_aula7_art02.pdf. Acesso em 02 dez 2018.

AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p.1-13, 2001. . https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100001

BIERNATH André. Desreguladores Endócrinos: a química do mal. In: Saúde é Vital, ed. abril, dezembro de 2014. https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000300027

COSTA, Valeria Machado da; TAROUCO, Liane Margarida; BIAZUS, Maria Cristina. Criação de Objetos de Aprendizagem baseados em infográficos. In: Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem (LACLO), 2011, Montevideo - Uruguai. Sexto Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem (LACLO). Montevideo - Uruguai: Universidad de La Republica, 2011. Disponível em https://www.academia.edu/2670317/Cria%C3%A7%C3%A3o_de_Objetos_de_Aprendizagem_baseados_em_infogr%C3%A1ficos . Acesso em 02 dez 2018.

MACEDO, Laécio N de E OUTROS. Desenvolvendo o pensamento proporcional com o uso de um objeto de aprendizagem, 2007, p. 17-26. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico/Organização: PRATA, Carmen Lucia; NASCIMENTO, Anna Christina Aun de Azevedo. – Brasília: MEC, SEED, 2007. 154 p. ISBN: 978-85-296-0093-2 I. Objetos de aprendizagem. II. Processo de ensino aprendizagem. III. Ensino por multimeios. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/268047500_Desenvolvendo_o_Pensamento_Proporcional_com_o_Uso_de_um_Objeto_de_Aprendizagem Acesso em 02 dez 2018.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. In: Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 36 set./dez. 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf Acesso em 02 dez 2018.

GAMA, José. O problema ético e a crise atual. In: MENESES E OUTROS (Org.). A hora da ética libertadora. São Paulo: Edições Paulinas, ano IV, n. 6, 1985. p. 19- 20.

GRYNSZPAN, Danielle. Educação Ambiental em uma perspectiva CTSA: orientações teórico-metodológicas para práticas investigativas, 2014. Disponível: https://portal.fiocruz.br/documento/artigo-educacao-ambiental-em-uma-perspectiva-ctsa-orientacoes-teorico-metodologicas-para. Acesso em 26 set. 2017.

KAPLÚN, Gabriel. Material Educativo: a experiência de aprendizagem. In: Comunicação & Educação, São Paulo, (271: 46 a 60, maio/ago. 2003. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i27p46-60

TEIXEIRA, Paulo Macedo. Educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento c.t.s. no ensino de ciências.. Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TKjrc7wZ7bCSnC8HHbMt46s/?lang=pt&format=pdf Acesso em 26 set. 2017.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

##submission.downloads##

Publicado

2022-11-29

Cómo citar

Barreto, M. W. P. (2022). Meio Ambiente e Saúde em arte da infografia: descrição das etapas de elaboração de um objeto de aprendizagem com enfoque CTSA. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(2), 303-316. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a42737

Número

Sección

Artigos