Utilização de uma problemática local como foco de discussão na prática educativa: um caso de injustiça ambiental na cidade de Seropédica, RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42934Palabras clave:
educação ambiental;, políticas públicas; , interesses privados; , movimento popular;Resumen
O presente artigo buscou compreender a atuação da esfera educacional frente ao caso de injustiça ambiental a que foi acometido o município de Seropédica-RJ, pela implantação de um Centro de Tratamento de Resíduos. Para tal, foram realizadas entrevistas com professores da rede básica de ensino atuantes à época, assim como com docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que foram representações ativas na luta. A partir dos relatos foi possível identificar a importância do movimento popular por justiça ambiental para compreensão das relações de poder, bem como para o estabelecimento de um diálogo entre população e universidade, contribuindo para o fortalecimento das lutas socioambientais locais.
Descargas
Citas
ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais - o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos avançados, v. 24, n. 68, p. 103-119, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142010000100010. Acesso em: 14 maio 2019.
ALBUQUERQUE, João Batista Torres de. Resíduos sólidos. Leme: Independente, 2011.
ALIER, Joan Martinez. O Ecologismo dos Pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. Tradução de Maurício Waldman. São Paulo: Contexto, 2007.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Ranking - Todo o Brasil, 2010. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/ranking. Acesso em: 19 nov. 2019.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Perfil do Município de Seropédica (RJ). Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/330555. Acesso em 19 nov. 2019.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
LEROY, Jean Pierre; PORTO, Marcelo Firpo; PACHECO, Tania. (Org.) Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. Disponível em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/. Acesso em: 19 nov. 2019.
GIL, Robledo Lima. Tipos de Pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS. 2009. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez. 2002.
GOES, Maria Hilde de Barros. Diagnóstico Ambiental por Geoprocessamento do Município de Itaguaí. Tese de Doutoramento. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade do Estado de São Paulo. 1994.
GOES, Maria Hilde de Barros; SILVA, Jorge Xavier da. Parecer Técnico em resposta ao relatório técnico da concessionária da COMLURB – CICLUS – Central de Tratamento de Resíduos. Parecer Técnico enviado a Reitoria da UFRRJ em ago. 2010. Seropédica, Rio de Janeiro: Laboratório de Geoprocessamento Aplicado. 2010.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/seropedica/panorama. Acesso em 23 nov. 2019.
INEA – INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Elaboração do plano estadual de recursos hídricos do estado do Rio de Janeiro: R3-B – Temas Técnicos Estratégicos, RT-06 - Avaliação do Potencial Hidrogeológico dos Aquíferos Fluminenses, 2014. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mdyy/~edisp/inea0062144.pdf. Acesso em: 23 nov. 2019.
KRUMBIEGEL, Maurício. Poluição por resíduos sólidos na Baía de Guanabara: um estudo sobre o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho. Dissertação (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) - Escola Nacional De Ciências Estatísticas (ENCE), Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=168136. Acesso em: 23 nov. 2019.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Orgs.) Repensar a educação ambiental - um olhar crítico. São Paulo: Cortez, p. 11-31, 2009.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?f. Acesso em: 25 abr. 2019.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra hegemônica. Trabalho, educação e saúde, v. 11, n. 1, p. 53-71, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100004. Acesso em: 25 abr. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Report of the united nations conference on the human enviroment, 1972. Disponível em: http://www.un-documents.net/aconf48-14r1.pdf. Acesso em 23 nov. 2019.
PEREIRA, Tatiana Cotta Gonçalves. A Igualdade na Federação Brasileira e Seus Efeitos Desiguais na Reprodução do Espaço Metropolitano do Rio de Janeiro: o Caso da Destinação Final dos Resíduos Sólidos do Município do Rio de Janeiro na Periferia de Seropédica. Tese (Doutorado em sociologia e direito) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, UFF, Niterói, 2015.
PEREIRA, Tatiana Cotta Gonçalves. Política Nacional de Resíduos Sólidos e um caso de injustiça ambiental como seu efeito socioespacial: a construção do aterro sanitário em Seropédica. In: XVII ENANPUR: Desenvolvimento, Crise E Resistência: Quais os caminhos do planejamento urbano e regional, São Paulo, 2017. Disponível em: https://anais.anpur.org.br/index.php/anaisenanpur/article/view/1965/1944. Acesso em: 10 ago. 2019.
PLÁCIDO, Patrícia de Oliveira; CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de; GUIMARÃES, Mauro. Travessias para Educação Ambiental ‘Desde el sur’: uma agenda política critica comum em ‘zonas de sacrifício’ como o Brasil e América Latina. Ambiente & Educação, 23(1), 8-30, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7393. Acesso em: 10 ago. 2019
PORTELLA, Márcio Oliveira; RIBEIRO, José Cláudio Junqueira. Aterros sanitários: aspectos gerais e destino final dos resíduos. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 4, n. 1, 2014. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3687/2110. Acesso em: 05 set. 2019.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. et al., A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 2, p. 359-377, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200009. Acesso em: 05 set. 2019.
VIÉGAS, Rodrigo Nuñez. Desigualdade ambiental e “zonas de sacrifício”. Mapa dos Conflitos Ambientais no Estado do Rio de Janeiro, v. 21, 2006. Disponível em: https://www.faecpr.edu.br/site/documentos/desigualdade_ambiental_zonas_sacrificio.pdf. Acesso em: 14 mai. 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.