Utilização de uma problemática local como foco de discussão na prática educativa: um caso de injustiça ambiental na cidade de Seropédica, RJ

Autores

  • Karyne dos Passos Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ https://orcid.org/0000-0003-4532-0457
  • Ana Maria Dantas Soares Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ https://orcid.org/0000-0003-2991-7106
  • Luciana Lima de Albuquerque da Veiga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-7190-2445

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42934

Palavras-chave:

educação ambiental;, políticas públicas; , interesses privados; , movimento popular;

Resumo

O presente artigo buscou compreender a atuação da esfera educacional frente ao caso de injustiça ambiental a que foi acometido o município de Seropédica-RJ, pela implantação de um Centro de Tratamento de Resíduos. Para tal, foram realizadas entrevistas com professores da rede básica de ensino atuantes à época, assim como com docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que foram representações ativas na luta. A partir dos relatos foi possível identificar a importância do movimento popular por justiça ambiental para compreensão das relações de poder, bem como para o estabelecimento de um diálogo entre população e universidade, contribuindo para o fortalecimento das lutas socioambientais locais.

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Biografia do Autor

Karyne dos Passos Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde fui bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e no Programa de Residência Pedagógica (CAPES), além de monitora vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFRRJ) da disciplina de Introdução a Biologia - Departamento de Biologia Animal/Área de Biologia (ICBS/UFRRJ). Atualmente atuo como Mediadora de Biologia no Pré-Vestibular da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ) e pesquiso educação popular em uma perspectiva antirracista.

Ana Maria Dantas Soares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFS (1971), Especialista em Planejamento e Administração Universitária pela UnB (1979), Mestre em Educação pela UFF (1983) e Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade, pela UFRRJ (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Faz parte do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA, lecionando e orientando estudantes de Mestrado; Faz parte, como colaboradora, do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEDUC, atuando como orientadora. É docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável, atuando como orientadora; Orienta bolsistas de Iniciação Científica e de Extensão; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Educação Agrícola e Formação de Professores, atuando principalmente, em pesquisa e extensão, nos seguintes temas: educação ambiental e sustentabilidade; formação de educadores ambientais; política educacional; educação e agroecologia; formação de professores e políticas públicas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade- GEPEADS/UFRRJ, desde 2003. Exerceu os cargos de Vice-Reitora (2005-2013) e de Reitora (2013-2017), da UFRRJ.

Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Doutoranda em Educação em Ciência e Saúde do Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e docente do Ensino Superior substituta do DTPE / Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

Santos, K. dos P. O., Soares, A. M. D., & Veiga, L. L. de A. da. (2022). Utilização de uma problemática local como foco de discussão na prática educativa: um caso de injustiça ambiental na cidade de Seropédica, RJ. Ensino, Saúde E Ambiente, 15(1), 35-55. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42934

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