Aprender com as resistências, insistir com as esperanças: de uma herança colonial à construção da utopia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43030

Resumen

Este artigo procura encontrar um caminho para a construção de utopias a partir da compreensão da educação ambiental desde el Sur, que emerge do aprendizado com experiências sociais, políticas e ambientais de resistência. A investigação sobre os percursos da colonização evidencia a constituição de um projeto necropolítico e necropedagógico no contexto contemporâneo. Partindo de uma discussão sobre o processo de colonização, este texto expõe estratégias de lutas populares que expressam alternativas pedagógicas, psicossociais e subjetivas para o enfrentamento ao conhecimento hegemônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2020-06-04

Cómo citar

Campos, B. F., Bevilaqua, P. M., & SÁNCHEZ, C. (2020). Aprender com as resistências, insistir com as esperanças: de uma herança colonial à construção da utopia. Enseñanza, Salud Y Ambiente. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43030

Artículos más leídos del mismo autor/a