A licenciatura aliada ao cuidado: um relato de Ensino Clínico em Primeiros Socorros
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a44285Palabras clave:
educação em saúde;, primeiros socorros;, docênciaResumen
O ambiente acadêmico emerge como área de alerta à ocorrência de casos de urgência e emergência, tendo os discentes como potenciais vítimas e os docentes não só como possíveis testemunhas, mas como personagens essenciais na intervenção, devendo saber agir, evitar e prestar os primeiros socorros (PS), atenuando contratempos decorrentes de práticas inadequadas e melhorando a evolução e prognóstico do evento. Este artigo objetivou descrever as experiências de práticas docentes do projeto “Ensino Clínico em PS” que teve como escopo dialogar tópicos relacionados aos PS para o desenvolvimento de competências mínimas em discentes de cursos de licenciatura não pertencentes à área da saúde. Trata-se de um relato de experiência que abordou a temática desenhada baseada em processos descritivos e observacionais, relatando aspectos experienciados pelos autores em momentos de práticas de ensino em PS junto a acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/MS em setembro de 2019. Inicialmente, foi percebido que o conhecimento sobre o objeto de ensino apresentava-se inacabado por parte dos participantes, evidenciado por sentimentos como angústia e medo em relação à temática. As atividades se deram através de momentos teóricos e práticos. Após cada situação- problema, a turma em conjunto com docentes apontava os pontos positivos e negativos, dando sugestões de como melhorá-los ou se fariam de forma diferente. A construção de um processo educativo de modo coletivo, democrático e contextualizado às necessidades e problemas reais enfrentados pelos participantes, além do emprego prático do conhecimento trabalhado, mostrou-se eficaz para o engajamento e melhor ressignificação dos saberes.
Descargas
Citas
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13.722, de 4 de Outubro De 2018. Dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília, 4 de outubro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm Acesso em: 20 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Fake news. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/fakenews Acesso em: 10 jun. 2021.
BROZELI, Evandro Angeli. Orientação de Primeiros Socorros em Urgência na Escola. Revista Eletrônica Inisep. v.1, n. 13, 113-121 p, 2014. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/15primeiros_socorros_naescola.pdf Acessado em: 17 de set. 2022.
CABRAL, Elaine Viana; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis [Internet]. v. 11, n. 22, dezembro, 97-106 p, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/712/2495 Acesso em: 10 de set. 2022.
CALLAWAY, Clifton W. Cardiac Arrest in Any Location: The Need for Fewer Bystanders and More Layperson Rescuers. JAMA Cardiol. v. 2, n. 5, 514-515 p, 2017. https://doi.org/10.1001/jamacardio.2017.0040
CODEPPS- Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Secretaria da Saúde. São Paulo: SMS, 2007. p.130. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf Acesso em: 01 de jan. 2022
CONTI, Késia Liriam Meneguel; ZANATTA, Shalimar Calegar. Acidentes no ambiente escolar: Uma discussão necessária. Cadernos PDE [Internet]. v.1,1 -17 p, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_cien_artigo_kesia_liriam_meneguel.pdf Acesso em: 10 de ago. 2022.
CRIANÇA SEGURA (Organização não governamental). Relatório institucional– 2020, São Paulo, SP, 27 p. Relatório institucional Criança Segura Brasil. Disponível em: https://criancasegura.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Relatorio-Crianca-Segura-2020.pdf. Acesso em: 03 set. 2022.
FERNANDES, Carolina dos Santos; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Revista Ensaio. 2016. 18(2): p.9-28. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180201
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. 128p.
RAGADALI FILHO, Alvaro; PEREIRA, Nerdilei Aparecida; LEAL, Ivonilde.; ANJOS, Quesia da Silva dos; LOSSE, Janaina Teodosio Travassos. A Importância do Treinamento de Primeiros Socorros no Trabalho. Rev. Saberes, v. 3, n. 2, jul./dez., 114-125 p., 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/socorrista-apostila04.pdf Acesso em: 20 mar. 2022.
GALINDO NETO, Nelson Miguel; CAETANO, Joselany Áfio; BARROS, Lívia Moreira; SILVA, Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem. v. 30, n. 1, 87-93 p., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/MSchgJRB6rds7HHx4TbWZ9B/?lang=pt#:~:text=A%20cartilha%20aborda%20os%20primeiros,%C3%ADndice%20de%20concord%C3%A2ncia%201%2C0. Acesso: 15 nov. 2021.
GALINDO NETO, Nelson Miguel; CARVALHO, Gerdane Celene Nunes; CASTRO, Régia Christina Moura Barbosa; CAETANO, Joselany Áfio ; SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos; SILVA, Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Rev Bras Enferm [Internet]. v.71, n. 4, 1678- 84p. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715
ILHA, Aline Gomes; COGO, Silvana Bastos; RAMOS, Tierle Kosloski; ANDOLHE, Rafaela; BADKE, Marcio Rossato; COLUSSI, Colussi. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Rev Escola de Enfermagem da USP. v. 55:e20210025, 1- 7p., 2021. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025
LEITE, Andreza Carla Queiroz Bezerra; FREITAS, Gislane Bernadino; MESQUITA, Marcia Maria Lira; FRANÇA, Raquel Raiza Ferreira; FERNANDES, Suzana Carneiro de Azevedo. Primeiros socorros nas escolas. Revista periódicos extendere. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- v. 2, n.1, Julho/ Dezembro, 2013.
OLIVEIRA, Marcus Vinicius da Silva; CASTRO, Leonardo Vilella de. Formação de professores para a educação infantil: primeiros socorros, prevenção de acidentes e assistência à saúde da criança no ambiente escolar. 2016, 40 p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/MARCUSVINICIUSDASILVAOLIVEIRA.pdf Acesso em: 15 nov. 2021.
PERGOLA, Aline Maino.; ARAÚJO, Izilda Esmenia. Muglia. O leigo e o suporte básico de vida. Revista Escola Enfermagem USP. v.43, n. 2, 335-42 p., 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200012
PINA, João Eduardo; MARTELLI, Anderson; DELBIM, Lucas. Primeiros Socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar. Revista Faculdades do Saber, v. 7, n. 14, 1065 - 1071 p., 2022. Disponível em: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/149 Acesso em: 10 set. 2022.
PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Rev. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, 87-104 p., 2017. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774
SANTANA, Elisangela Barreto ; VALENTE, José Alexandre da Silva; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de Astronomia. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, 175-201 p., 2019. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720
SILVA, Larissa Graziela Sousa da; COSTA, Josias Botelho da; FURTADO, Letícia Gemyna Serrão; TAVARES, Jonatas Bezerra; COSTA, José Leandro Diniz. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Rev. Enfermagem em Foco, v. 8, n. 3, p. 25-29, 2017. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade - Uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed, Belo Horizonte, MG, Editora Autêntica, 2009.
SÖNMEZ, Yonca; USKUN, Ersin; PEHLIVAN, Azize. Knowledge levels of pre-school teachers related with basic first-aid practices, Isparta sample. Turk Pediatri Ars. v. 49, n. 3, 238-46 p., 2014. http://dx.doi.org/10.5152/tpa.2014.1581
VENÂNCIO, Maria Alice Varanda Duarte; DUARTE, João; CHAVES, Claúdia. Prevalência dos acidentes em espaço escolar e perceção dos agentes educativos. 2014, 158 p. Dissertação (Mestrado em enfermagem comunitária) - Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu, março, 2014, 158 p. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/2559/1/VENANCIO%2C%20Maria%20Alice%20Varanda%20Duarte%20-%20DissertMestrado.pdf Acesso em: 12 set. 2022.
VILA, Ana Carolina Dias; VILA, Vanessa da Silva Carvalho. Tendências da produção do conhecimento na educação em saúde no Brasil. Rev Latino-americana de Enfermagem, novembro-dezembro; v. 15, n.6, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n6/pt_18.pdf Acesso em: 20 nov. 2021.
ZONTA, Jaqueline Brosso; EDUARDO, Aline Helena Appoloni; FERREIRA, Maria Verônica Ferrareze; CHAVES, Gabriela Heleno; OKIDO, Aline Cristiane Cavicchioli. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, e3174, 1-9 p., 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.