A licenciatura aliada ao cuidado: um relato de Ensino Clínico em Primeiros Socorros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a44285

Palabras clave:

educação em saúde;, primeiros socorros;, docência

Resumen

O ambiente acadêmico emerge como área de alerta à ocorrência de casos de urgência e emergência, tendo os discentes como potenciais vítimas e os docentes não só como possíveis testemunhas, mas como personagens essenciais na intervenção, devendo saber agir, evitar e prestar os primeiros socorros (PS), atenuando contratempos decorrentes de práticas inadequadas e melhorando a evolução e prognóstico do evento. Este artigo objetivou descrever as experiências de práticas docentes do projeto “Ensino Clínico em PS” que teve como escopo dialogar tópicos relacionados aos PS para o desenvolvimento de competências mínimas em discentes de cursos de licenciatura não pertencentes à área da saúde. Trata-se de um relato de experiência que abordou a temática desenhada baseada em processos descritivos e observacionais, relatando aspectos experienciados pelos autores em momentos de práticas de ensino em PS junto a acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/MS em setembro de 2019. Inicialmente, foi percebido que o conhecimento sobre o objeto de ensino apresentava-se inacabado por parte dos participantes, evidenciado por sentimentos como angústia e medo em relação à temática. As atividades se deram através de momentos teóricos e práticos. Após cada situação- problema, a turma em conjunto com docentes apontava os pontos positivos e negativos, dando sugestões de como melhorá-los ou se fariam de forma diferente. A construção de um processo educativo de modo coletivo, democrático e contextualizado às necessidades e problemas reais enfrentados pelos participantes, além do emprego prático do conhecimento trabalhado, mostrou-se eficaz para o engajamento e melhor ressignificação dos saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érica de Abreu Procópio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados/ UNIGRAN ? MS; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB; Residência em Atenção Cardiovascular pela Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD; Discente do programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/ UEMS. 

Bruno César Fernandes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Possuo graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Ingá (2010). Em 2013, concluí especialização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (Ingá). Em 2018, concluí Especialização em Saúde da Família pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente, sou Servidor Público Federal da EBSERH, lotado no Hospital Universitário da Grande Dourados (HU-UFGD). Nesta instituição, atuo na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, como Enfermeiro Assistencial, há 3 anos. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem intensivista. Sou discente, regular, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (PPGES-UEMS) polo Dourados/MS, com ingresso em março de 2019 e previsão de término até o dia 11 de março de 2021. Minha pesquisa, vinculada ao PPGES-UEMS, é de natureza interventiva e, tem como objetivo avaliar um E-learning para enfermeiros sobre o processo de medicação com medicamentos de ação vasoativa. Para tanto, será realizado uma abordagem de pesquisa que subsidiará o desenvolvimento e a implementação deste E-learning. A pesquisa, em uma perspectiva contemporânea e considerando os avanços das tecnologias da informação e comunicação, será realizada apoiada nos pressupostos da Educação a Distância (EaD), aliado as metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A pesquisa será desenvolvida com a orientação do Dr. Rogério Dias Renovato e Co-orientação do Prof. Dr. Eduardo Espíndola Fontoura Júnior.

Marcos Antônio Nunes de Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS

Professor Associado (Nível IV) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de 2002 a 2019 na disciplina Saúde do Adulto e do Idosos I (Clínica Médica) na Unidade de Dourados. Coordenador do Curso de Enfermagem no ano de 2009. Coordenador da Pós Graduação Latus Senso ?Ciências do Envelhecimento Humano (CEHU) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade de Dourados em 2017 e 2018.Possuo Graduação em Licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL 1999), Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva do Adulto, pela Universidade do Contestado em Concórdia-SC (UnC 2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB 2009), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG 2016). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES). Docente da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência em Enfermagem Intensivos, Enfermagem Clínica Médica, Enfermagem Cardiologia. Coordenador do Projeto de Ensino ?Conhecimentos Clínicos em Primeiros Socorros?, Membro do Corpo Editorial: Revista da Escola de Enfermagem da (USP- REEUSP); Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UERJ), Journal of Nursing and Health (UFPel); Journal of Nursing and Socioenvironmental Health (FURG); Investigatión y Educación en Enfermería (Universidad de Antioquia - Colômbia); Revista Científica de Enfermagem (RECIEN); Revista Barbaquá de Extensão e Cultura e Revista (UEMS) Mundo da Saúde (Universidade de São Camilo em São Paulo). Realiza pesquisa em Qualidade de Vida, Sono, Enfermagem clínica e Raciocínio Clínico. Bolsista da CAPEs durante o período do Mestrado e Doutorado. Professor do Curso de Medicina na disciplina de Habilidades Médicas II, a partir do ano de 2020.

Citas

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 13.722, de 4 de Outubro De 2018. Dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília, 4 de outubro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm Acesso em: 20 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fake news. 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/fakenews Acesso em: 10 jun. 2021.

BROZELI, Evandro Angeli. Orientação de Primeiros Socorros em Urgência na Escola. Revista Eletrônica Inisep. v.1, n. 13, 113-121 p, 2014. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/15primeiros_socorros_naescola.pdf Acessado em: 17 de set. 2022.

CABRAL, Elaine Viana; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis [Internet]. v. 11, n. 22, dezembro, 97-106 p, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/712/2495 Acesso em: 10 de set. 2022.

CALLAWAY, Clifton W. Cardiac Arrest in Any Location: The Need for Fewer Bystanders and More Layperson Rescuers. JAMA Cardiol. v. 2, n. 5, 514-515 p, 2017. https://doi.org/10.1001/jamacardio.2017.0040

CODEPPS- Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Secretaria da Saúde. São Paulo: SMS, 2007. p.130. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf Acesso em: 01 de jan. 2022

CONTI, Késia Liriam Meneguel; ZANATTA, Shalimar Calegar. Acidentes no ambiente escolar: Uma discussão necessária. Cadernos PDE [Internet]. v.1,1 -17 p, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_cien_artigo_kesia_liriam_meneguel.pdf Acesso em: 10 de ago. 2022.

CRIANÇA SEGURA (Organização não governamental). Relatório institucional– 2020, São Paulo, SP, 27 p. Relatório institucional Criança Segura Brasil. Disponível em: https://criancasegura.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Relatorio-Crianca-Segura-2020.pdf. Acesso em: 03 set. 2022.

FERNANDES, Carolina dos Santos; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Revista Ensaio. 2016. 18(2): p.9-28. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180201

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 23ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. 128p.

RAGADALI FILHO, Alvaro; PEREIRA, Nerdilei Aparecida; LEAL, Ivonilde.; ANJOS, Quesia da Silva dos; LOSSE, Janaina Teodosio Travassos. A Importância do Treinamento de Primeiros Socorros no Trabalho. Rev. Saberes, v. 3, n. 2, jul./dez., 114-125 p., 2015. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/socorrista-apostila04.pdf Acesso em: 20 mar. 2022.

GALINDO NETO, Nelson Miguel; CAETANO, Joselany Áfio; BARROS, Lívia Moreira; SILVA, Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem. v. 30, n. 1, 87-93 p., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/MSchgJRB6rds7HHx4TbWZ9B/?lang=pt#:~:text=A%20cartilha%20aborda%20os%20primeiros,%C3%ADndice%20de%20concord%C3%A2ncia%201%2C0. Acesso: 15 nov. 2021.

GALINDO NETO, Nelson Miguel; CARVALHO, Gerdane Celene Nunes; CASTRO, Régia Christina Moura Barbosa; CAETANO, Joselany Áfio ; SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos; SILVA, Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Rev Bras Enferm [Internet]. v.71, n. 4, 1678- 84p. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715

ILHA, Aline Gomes; COGO, Silvana Bastos; RAMOS, Tierle Kosloski; ANDOLHE, Rafaela; BADKE, Marcio Rossato; COLUSSI, Colussi. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Rev Escola de Enfermagem da USP. v. 55:e20210025, 1- 7p., 2021. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025

LEITE, Andreza Carla Queiroz Bezerra; FREITAS, Gislane Bernadino; MESQUITA, Marcia Maria Lira; FRANÇA, Raquel Raiza Ferreira; FERNANDES, Suzana Carneiro de Azevedo. Primeiros socorros nas escolas. Revista periódicos extendere. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- v. 2, n.1, Julho/ Dezembro, 2013.

OLIVEIRA, Marcus Vinicius da Silva; CASTRO, Leonardo Vilella de. Formação de professores para a educação infantil: primeiros socorros, prevenção de acidentes e assistência à saúde da criança no ambiente escolar. 2016, 40 p. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/MARCUSVINICIUSDASILVAOLIVEIRA.pdf Acesso em: 15 nov. 2021.

PERGOLA, Aline Maino.; ARAÚJO, Izilda Esmenia. Muglia. O leigo e o suporte básico de vida. Revista Escola Enfermagem USP. v.43, n. 2, 335-42 p., 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200012

PINA, João Eduardo; MARTELLI, Anderson; DELBIM, Lucas. Primeiros Socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar. Revista Faculdades do Saber, v. 7, n. 14, 1065 - 1071 p., 2022. Disponível em: https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/149 Acesso em: 10 set. 2022.

PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Rev. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, 87-104 p., 2017. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774

SANTANA, Elisangela Barreto ; VALENTE, José Alexandre da Silva; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. Metodologia da problematização: o uso de situações-problema no ensino de Astronomia. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 1, 175-201 p., 2019. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1ID720

SILVA, Larissa Graziela Sousa da; COSTA, Josias Botelho da; FURTADO, Letícia Gemyna Serrão; TAVARES, Jonatas Bezerra; COSTA, José Leandro Diniz. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Rev. Enfermagem em Foco, v. 8, n. 3, p. 25-29, 2017. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.893

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade - Uma introdução às teorias do currículo. 3 Ed, Belo Horizonte, MG, Editora Autêntica, 2009.

SÖNMEZ, Yonca; USKUN, Ersin; PEHLIVAN, Azize. Knowledge levels of pre-school teachers related with basic first-aid practices, Isparta sample. Turk Pediatri Ars. v. 49, n. 3, 238-46 p., 2014. http://dx.doi.org/10.5152/tpa.2014.1581

VENÂNCIO, Maria Alice Varanda Duarte; DUARTE, João; CHAVES, Claúdia. Prevalência dos acidentes em espaço escolar e perceção dos agentes educativos. 2014, 158 p. Dissertação (Mestrado em enfermagem comunitária) - Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Saúde de Viseu, março, 2014, 158 p. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/2559/1/VENANCIO%2C%20Maria%20Alice%20Varanda%20Duarte%20-%20DissertMestrado.pdf Acesso em: 12 set. 2022.

VILA, Ana Carolina Dias; VILA, Vanessa da Silva Carvalho. Tendências da produção do conhecimento na educação em saúde no Brasil. Rev Latino-americana de Enfermagem, novembro-dezembro; v. 15, n.6, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n6/pt_18.pdf Acesso em: 20 nov. 2021.

ZONTA, Jaqueline Brosso; EDUARDO, Aline Helena Appoloni; FERREIRA, Maria Verônica Ferrareze; CHAVES, Gabriela Heleno; OKIDO, Aline Cristiane Cavicchioli. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, e3174, 1-9 p., 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174

##submission.downloads##

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Procópio, Érica de A., Fernandes, B. C., & Araújo, M. A. N. de. (2022). A licenciatura aliada ao cuidado: um relato de Ensino Clínico em Primeiros Socorros. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 15(2), 348-360. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a44285

Número

Sección

Artigos