Processos formativos docentes na promoção da saúde na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a46532Palabras clave:
formação de professores, ES na escola, grupos formativosResumen
O artigo tematiza o processo de formação docente em educação em saúde (ES), com o objetivo de reconhecer as contribuições do desenvolvimento de grupos formativos sobre a ES para a constituição de estratégias formativas voltadas à promoção da saúde escolar. Perpassa pelo estudo de caso (YIN, 2001) de dois grupos formativos, com professores em formação inicial e continuada. Foram considerados os discursos das gravações em áudio dos encontros formativos dos licenciandos e professores e, também, os registros escritos das respostas ao questionário aplicado junto ao grupo investigado. A análise do material empírico coletado seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva - ATD (MORAES, et al., 2014), em que os textos selecionados foram fragmentados e após reunidos conforme as unidades de significado evidenciadas, caracterizando 12 episódios formativos em saúde. Os resultados permitem compreender que, na proposta dos grupos formativos investigados, existe uma tendência compartilhada pela maioria dos licenciandos e professores partícipes da pesquisa. Os resultados obtidos, nas análises, mostraram que os licenciandos percebem menos incentivos de formação para estudar sobre o tema da ES na escola do que em relação ao grupo de professores. Esse estudo revela uma percepção diferenciada do tema ES na escola, nos processos de formação inicial e continuada, o que implica diretamente no desenvolvimento profissional do professor, em relação a ES. O trabalho compartilhado, a troca de ideias e a reflexão crítica dos problemas, no coletivo, possibilitam a ampliação das compreensões profissionais e geram mudanças na maneira de vislumbrar a ES no currículo e prática da escola
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