Afetividade e Concepções de Natureza para Estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49361Palabras clave:
educação ambiental, ensino médio, socioemocionaisResumen
Na escola, discussões sobre problemáticas ambientais podem levar em consideração tanto aspectos cognitivos quanto afetivos, sobretudo quando se entende que as concepções dos discentes podem moldar posicionamentos e ações. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar as concepções que estudantes de ensino médio apresentam acerca da natureza relacionando-as com indicadores de habilidades socioemocionais. A partir da aplicação de um questionário com itens Likert, pôde-se levantar indicadores de que, o aspecto afetivo, quando comparado ao racional, se mostrou mais eficaz para a construção de concepções socioambientais de natureza. Além disso, um arranjo mental pautado na estabilidade emocional e abertura a experiências contribuíram para o afastamento de conceitos antropocêntricos.
Descargas
Citas
ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.
ACKERMAN, C. A teoria das cinco grandes personalidades: o modelo dos 5 fatores explicado. 2017. Disponível em: https://positivepsychologyprogram.com/big-five-personality-theory/#references. Acesso em: 07 maio 2020.
ALVES, M. M. S.; PAGAN, A. A. Correlação entre equilíbrio emocional e vulnerabilidade às IST/AIDS num estudo sobre desempenho escolar com adolescentes. R. Educ. Públ., Cuiabá, v. 28, n. 69, p. 793-819, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7896. Acesso em agosto de 2020.
ARAÚJO, F. L. de. Habilidades Socioemocionais e Conteúdos sobre IST no Ensino Fundamental. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.; SILVA, C. M. F. P.; MALAQUIAS, J. V.; SANTOS, N. C.; OLIVEIRA, R. V. C. A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 8, n. 3, p. 669-680, 2003. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2003.v8n3/669-679/pt. Acesso em: 12 jul. 2020.
BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2016 - Notas Estatísticas. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
CUNHA, L. M. A. da. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na Medição de Atitudes. 2007. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1229/1/18914_ULFC072532_TM.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
DIAS, D. B.; AVANZI, M. R. Concepções de Meio Ambiente e Natureza: Uma Reflexão com Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Distrito Federal. In: VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro - SP, 2013.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.
GUIMARÃES, P. R. B. Análise de Correlação e Medidas de Associação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2003. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~jomarc/correlacao.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
HALL, C. S.; LINDZEY, G.; CAMPBELL, J. B. Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IBGE. Estimativas da População residente para os Municípios e para as Unidades da Federação Brasileiros com Data de Referência em 1º de Julho de 2017. Brasília: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100923.pdf. Acesso: 20 ago. 2019.
JUSTEN, L. M. Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no estado do Paraná (1997-2002). Educar em Revista, Curitiba, n. 27, p. 129-145, jan/jun. 2006.
KONKIEWITZ, E. C. Aprendizagem, Comportamento e Emoções na Infância e Adolescência: Uma Visão Transdisciplinar. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2013.
LENOBLE, R. História da ideia de natureza. Lisboa: Edições 70, 1969.
LIMA, A. M. de.; OLIVEIRA, H. T. de. A (Re) Construção dos Conceitos de Natureza, Meio Ambiente e Educação Ambiental por Professores de Duas Escolas Públicas. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 321-337, 2011.
MARION, C. V. A Questão e suas Problemáticas atuais: uma visão sistêmica da crise ambiental. In: 2º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. Rio Grande do Sul, 2013.
MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a Fiabilidade do Alfa de Cronbach? Questões Antigas e Soluções Modernas? Revista do Instituto Superior de Psicologia, Portugal, v. 4, n.1, p 65-90, 2006.
MATSUSHIMA, K. Dilema Contemporâneo e Educação Ambiental: Uma Abordagem Arquétipica e Holística. Em Aberto, Brasília, v. 10, n. 49, p. 15-34, 1991.
MEYER, M. Ser-tão natureza: a natureza em Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
MOLIN, R. F.; PASQUALI, E. A. VALDUGA, A. T. Concepções de Meio Ambiente Formulados por Estudantes de Diferentes Níveis de Ensino. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Anais... Caxambu (MG), p. 1-2, 2007.
PAGAN, A. A. Biologia para o Autoconhecimento: Algumas Considerações Autobiográficas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis/SC, 2017.
PAGAN, A. A. Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em Ciências Biológicas. 2009. 228 f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
PARANHOS, M. Relações entre habilidades socioemocionais e inovação para alguns licenciandos em ciências biológicas. 2016. 150 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
RODRIGUES, A. S. L.; MALAFAIA, G. O meio ambiente na concepção de discentes no município de Ouro Preto- MG. REA: Revista de estudos ambientais (online) / FURB. V.11, n.2, p. 44-58, jul./dez. 2009.
SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014.
SANTOS, J. E. A. dos; IMBERNON, R. A. L. A concepção sobre “natureza” e “meio ambiente” para distintos atores sociais. TERRÆ DIDATICA, 2014. Disponível em: http://geo25.ige.unicamp.br/terraedidatica/v10_2/PDF10-2/TDv10_2-87%206.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.
SERPA, A. L. de O. Variáveis socioemocionais e sua relação com o desempenho acadêmico. 2017. 151 p. Tese (Psicologia) - Universidade São Francisco, Campinas, São Paulo, 2017.
TAMAIO, I. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. Annablume, 2002.
VERGARA, L. da C.; LEMES, F. G.; GUIMARÃES, S. S. M.; PARANHOS, R. de D. As Concepções de Natureza e Meio Ambiente dos Educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: 63ª Reunião da SBPC, UFG. Goiânia, 2011. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/prolicen/trabalhos-prolicen/prolicen-leonardo-costa.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.
ZEMBYLAS, M. Emotions and Science teaching: present research and future agendas. In: ALSOP, Steve Alsop (Org.). Beyond cartesian dualism: Encountrering affect in the teaching and learning of Science. Springer Verlagny, 2005.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Isabela Mayara dos Santos, Manoel Messias Santos Alves, Alice Alexandre Pagan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.