Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52513Palabras clave:
contexto decolonial, liberdade, educação, cultura, esperançaResumen
Argumentamos nesse ensaio que a obra de Paulo Freire pode ser lida como um texto decolonial e que os educadores progressistas devem se engajar de forma radical na transgressão de fronteiras para reconstruir a obra de Freire na especificidade de seu contexto histórico e político. Isso significa destacar a problemática de uma política de colonização situada no privilégio e poder do Ocidente com o objetivo de discutir como a questão ideológica de tal posição pode propor uma leitura distorcida da obra de Freire. Ao mesmo tempo, destacamos que Freire torna-se um cruzador de fronteiras revolucionário engajado no diálogo produtivo com os autores de seu tempo, produzindo uma obra crítica em que as relações sociais dominantes, ideologias e as práticas que apagam a especificidade da voz dos povos colonizados possam ser desafiadas e superadas. Em sua luta em favor da liberdade, o autor torna a educação e a cultura elementos centrais para a política e propõe ideias capazes de romper com a tradição conservadora e de restaurar a esperança na capacidade dos seres humanos em transformar a realidade e reescrever a história.
Descargas
Citas
BORSA, J. "Towards a Politics of Location: Rethinking Marginality." Canadian Women Studies 11: 36-39, 1990.
FALS-BORDA, O. Revoluções inacabadas na América Latina 1809-1968. México: Editores Siglo XXI, 1968.
FALS-BORDA, O. Instituto de Pesquisa Participativa do Homem. 2ª Ed. Montevidéu: Edições da Banda Oriental, 1987.
FALS-BORDA, O. Origens universais e desafios atuais do IAP. Análise política. Colômbia: Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (IEPRI), 1999.
FALS-BORDA, O. Ação e Espaço. Autonomia na Nova República. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 2000
FALS-BORDA, O. A Sentipensante Sociology for Latin America. Buenos Aires. Século XXI Editora e CLACSO, 2015. http: // biblioteca. clacso. edu.ar/clacso/se/20151027053622/AntologiaFalsBorda.pdf .
FALS-BORDA, O. Pesquisa-ação em convergências disciplinares. [Disponível apenas via Internet em: Http://Historiactualdos.Blogspot.Com/2008/11/La-InvestigacinAccin-En-Convergencias.Html
FECODE. Pesquisa-ação-participativa: teoria e análise política. Caderno Temático nº 1. Bogotá: Federação Colombiana de Educadores (FECODE), 2006.
FIGUEIREDO, G. Pesquisa-ação participativa: uma alternativa para a epistemologia social na América Latina Pesquisa-ação participativa: uma opção pela epistemologia social na América Latina. Revista de Pesquisa (Caracas). Nº 86, v.39, set-dez, p.255-273, 2015. http://ve.scielo.org/pdf/ri/v39n86/art14.pdf
FREIRE, P. Política e Educação: Ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. 4 para Edição. São Paulo, Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 1980.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Conhecimentos Necessários à Prática Educativa. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P; MACEDO, D.. Literacy: Reading the Word and the World_ South Hadley, MA: Bergin, 1987.
FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Learning to Question: A Pedagogy of Liberation. New York: Continuum, 1989.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Editora Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogy of hope: Reliving pedagogy of the oppressed. Bloomsbury Publishing, 2021.
GIROUX, H. Paulo Freire e a política do pós-colonialismo. Journal of Advanced Composition, v12, n1, p15-26, Win. 1992a.
GIROUX, H. A Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York: Routledge, 1992b.
HOOKS, B. Talking Back: Thinking Feminist, Thinking Black. Boston: South End, 1989.
HOOKS, B. Yearning: Race and Gender in the Cultural Marketplace. Boston: South End, 1990.
HORTON, M; FREIRE, P. We Make the Road by Walking: Conversations on Education and Social Change. Ed. Brenda Bell, John Gaventa, and John Peters. Philadelphia: Temple UP, 1990.
LACLAU, E. "Building a New Left: An IntelViewwith Ernesto Laclau." Strategies 1 (1988): 10-28.
LEONARD, P; MCLAREN, P . Paulo Freire: A critical encounter. Routledge, 2002.
MIGNOLO, W. Desobediência epistêmica: uma opção descolonial e o significado da identidade na política. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Literatura, Língua e Identidade, vol. 34, pág. 287-324, 2008.
ORTIZ, M.; BORJAS, B. Pesquisa-ação participativa: contribuições de Fals Borda para a educação popular. Rev. Espacio Abierto, 17 (4), 615-627, 2008.
PARRY, B. "Problems in current theories of colonial discourse." Oxford literary review 9, no. 1 (1987): 27-58.
PESTAÑA, J .; ALCÁZAR, MA (2009). Pesquisa-ação-participativa. Em: ROMÁN; Reyes (Org). Dicionário Crítico de Ciências Sociais . Terminologia Científico-Social , Volume 3, Madrid-México: Editora Plaza y Valdés.
QUIJANO, A. Questões e horizontes da dependência histórico-estrutural da colonialidade / descolonialidade do poder. Coleção de Antologias do Conselho LatinoAmericano de Ciências Sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2014.
RESTREPO, E; ROJAS, A. Inflexão descolonial: fontes, conceitos e questões. Universidade de Cauca, Popayán, Colômbia, outubro de 2010. SHOR, Ira;
FREIRE, P. A pedagogy for liberation: Dialogues on transforming education. Greenwood Publishing Group, 1987.
STYGALL, G. "Teaching Freire in North America." Journal of Teaching Writing 8 (1989): 113- 25.
YOUNG, R. White Mythologies: Writing History and the West. New York: Routledge, 1990.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Henry Armand Giroux, Gustavo de Oliveira Figueiredo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.