Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52513

Palavras-chave:

contexto decolonial, liberdade, educação, cultura, esperança

Resumo

Argumentamos nesse ensaio que a obra de Paulo Freire pode ser lida como um texto decolonial e que os educadores progressistas devem se engajar de forma radical na transgressão de fronteiras para reconstruir a obra de Freire na especificidade de seu contexto histórico e político. Isso significa destacar a problemática de uma política de colonização situada no privilégio e poder do Ocidente com o objetivo de discutir como a questão ideológica de tal posição pode propor uma leitura distorcida da obra de Freire. Ao mesmo tempo, destacamos que Freire torna-se um cruzador de fronteiras revolucionário engajado no diálogo produtivo com os autores de seu tempo, produzindo uma obra crítica em que as relações sociais dominantes, ideologias e as práticas que apagam a especificidade da voz dos povos colonizados possam ser desafiadas e superadas. Em sua luta em favor da liberdade, o autor torna a educação e a cultura elementos centrais para a política e propõe ideias capazes de romper com a tradição conservadora e de restaurar a esperança na capacidade dos seres humanos em transformar a realidade e reescrever a história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry Armand Giroux, McMaster University

Estudioso e crítico cultural americano. Um dos primeiros teóricos da pedagogia crítica nos Estados Unidos, é  conhecido por seu trabalho pioneiro, em  pedagogia, estudos culturais, estudos de juventude, educação superior, estudos de mídia e a teoria crítica.

Gustavo de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Visitante na McMaster University (Canada). Experiência na interseção das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Saúde com ênfase nos campos de Educação, Saúde e Cultura. Credenciado no programa de pós-graduação do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde. Interesses de pesquisa: i) Políticas Públicas de Educação e Saúde; ii) Trabalho e Educação em Saúde: Teorias, Métodos e Práticas; iii) Ensino na Educação Superior em Saúde; iv) Avaliação e Qualidade da formação em saúde e; v) História de Vida e Identidade Profissional de professores e profissionais de saúde; vi) Práxis Educativa, Transdisciplinaridade e Promoção da Saúde: Ação Coletiva Intersetorial, Educação Popular em Saúde, Vulnerabilidade Social, Autonomia dos sujeitos e Empoderamento Comunitário; vii) Psicologia da Comunicação: intersubjetividade, Interação Social e Desenvolvimento Humano; viii) Trabalho Docente, Práticas de Ensino e Formação de Professores; ix) Métodos de Pesquisa em Educação, Pesquisa-ação e Pesquisa-participativa; x) Epistemologia Social e Teorias do Pensamento Crítico e pós-crítico na América Latina.

Referências

BORSA, J. "Towards a Politics of Location: Rethinking Marginality." Canadian Women Studies 11: 36-39, 1990.

FALS-BORDA, O. Revoluções inacabadas na América Latina 1809-1968. México: Editores Siglo XXI, 1968.

FALS-BORDA, O. Instituto de Pesquisa Participativa do Homem. 2ª Ed. Montevidéu: Edições da Banda Oriental, 1987.

FALS-BORDA, O. Origens universais e desafios atuais do IAP. Análise política. Colômbia: Instituto de Estudos Políticos e Relações Internacionais (IEPRI), 1999.

FALS-BORDA, O. Ação e Espaço. Autonomia na Nova República. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 2000

FALS-BORDA, O. A Sentipensante Sociology for Latin America. Buenos Aires. Século XXI Editora e CLACSO, 2015. http: // biblioteca. clacso. edu.ar/clacso/se/20151027053622/AntologiaFalsBorda.pdf .

FALS-BORDA, O. Pesquisa-ação em convergências disciplinares. [Disponível apenas via Internet em: Http://Historiactualdos.Blogspot.Com/2008/11/La-InvestigacinAccin-En-Convergencias.Html

FECODE. Pesquisa-ação-participativa: teoria e análise política. Caderno Temático nº 1. Bogotá: Federação Colombiana de Educadores (FECODE), 2006.

FIGUEIREDO, G. Pesquisa-ação participativa: uma alternativa para a epistemologia social na América Latina Pesquisa-ação participativa: uma opção pela epistemologia social na América Latina. Revista de Pesquisa (Caracas). Nº 86, v.39, set-dez, p.255-273, 2015. http://ve.scielo.org/pdf/ri/v39n86/art14.pdf

FREIRE, P. Política e Educação: Ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e Outros Escritos. 4 para Edição. São Paulo, Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Conhecimentos Necessários à Prática Educativa. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P; MACEDO, D.. Literacy: Reading the Word and the World_ South Hadley, MA: Bergin, 1987.

FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Learning to Question: A Pedagogy of Liberation. New York: Continuum, 1989.

FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogy of hope: Reliving pedagogy of the oppressed. Bloomsbury Publishing, 2021.

GIROUX, H. Paulo Freire e a política do pós-colonialismo. Journal of Advanced Composition, v12, n1, p15-26, Win. 1992a.

GIROUX, H. A Border Crossings: Cultural Workers and the Politics of Education. New York: Routledge, 1992b.

HOOKS, B. Talking Back: Thinking Feminist, Thinking Black. Boston: South End, 1989.

HOOKS, B. Yearning: Race and Gender in the Cultural Marketplace. Boston: South End, 1990.

HORTON, M; FREIRE, P. We Make the Road by Walking: Conversations on Education and Social Change. Ed. Brenda Bell, John Gaventa, and John Peters. Philadelphia: Temple UP, 1990.

LACLAU, E. "Building a New Left: An IntelViewwith Ernesto Laclau." Strategies 1 (1988): 10-28.

LEONARD, P; MCLAREN, P . Paulo Freire: A critical encounter. Routledge, 2002.

MIGNOLO, W. Desobediência epistêmica: uma opção descolonial e o significado da identidade na política. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Literatura, Língua e Identidade, vol. 34, pág. 287-324, 2008.

ORTIZ, M.; BORJAS, B. Pesquisa-ação participativa: contribuições de Fals Borda para a educação popular. Rev. Espacio Abierto, 17 (4), 615-627, 2008.

PARRY, B. "Problems in current theories of colonial discourse." Oxford literary review 9, no. 1 (1987): 27-58.

PESTAÑA, J .; ALCÁZAR, MA (2009). Pesquisa-ação-participativa. Em: ROMÁN; Reyes (Org). Dicionário Crítico de Ciências Sociais . Terminologia Científico-Social , Volume 3, Madrid-México: Editora Plaza y Valdés.

QUIJANO, A. Questões e horizontes da dependência histórico-estrutural da colonialidade / descolonialidade do poder. Coleção de Antologias do Conselho LatinoAmericano de Ciências Sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2014.

RESTREPO, E; ROJAS, A. Inflexão descolonial: fontes, conceitos e questões. Universidade de Cauca, Popayán, Colômbia, outubro de 2010. SHOR, Ira;

FREIRE, P. A pedagogy for liberation: Dialogues on transforming education. Greenwood Publishing Group, 1987.

STYGALL, G. "Teaching Freire in North America." Journal of Teaching Writing 8 (1989): 113- 25.

YOUNG, R. White Mythologies: Writing History and the West. New York: Routledge, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Giroux, H. A., & Figueiredo, G. de O. (2021). Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 01-21. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52513