.Representaciones esquemáticas de ambientes costeros y marinos con estudiantes de posgrado en ciencias ambientales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a61454

Palabras clave:

mural expositivo, taller pedagógico, enseñanza-aprendizaje, ecosistemas acuáticos

Resumen

Una oportunidad para concienciar y abordar cuestiones ambientales sobre los ecosistemas acuáticos es la educación formal. Teniendo esto en cuenta, el objetivo fue verificar la importancia de una estrategia metodológica alternativa en el proceso de enseñanza y aprendizaje sobre ambientes costeros y marinos en el contexto de las Ciencias Ambientales. Se trata de representaciones esquemáticas compuestas por un taller pedagógico y un mural expositivo aplicados a una clase del Posgrado Lato Sensu en Ciencias Ambientales y Conservación de la Naturaleza (FAPEMA), Teresina, en el estado de Piauí. Las actividades tuvieron lugar el 4 de agosto de 2019. Un total de 24 alumnos crearon cuatro murales expositivos sobre ambientes costeros y marinos. El contenido «Desafíos para la conservación» fue el más apreciado por los alumnos (36,84 %). Además, el 31,57 % señaló que el aspecto más atractivo de los murales era la contextualización de problemas actuales, como la contaminación del agua por residuos plásticos. Los alumnos calificaron de excelente (52,63 %), excelente (31,57 %) y bueno (15,79 %) el proceso de construcción/elaboración y presentación de los murales. Se comprobó que durante el taller educativo la curiosidad (68,42 %) fue el sentimiento más señalado por los alumnos, seguido de la admiración (15,78 %) y la sorpresa (5,26 %). Se puede concluir que las representaciones esquemáticas facilitan el proceso de enseñanza y aprendizaje al implicar a los alumnos en la dinámica del aula y estimular el diálogo teórico.

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Biografía del autor/a

Lorran André Moraes, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (REDE - PRODEMA) vinculado a Universidade Federal do Piauí - UFPI. Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pelo Programa PPGBAS/CESC/UEMA - 2017-2019. BI-Graduado em Ciências Biológicas, no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas- UFPI (2012) e em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piaui - UESPI (2013). Especialista em Biodiversidade e Conservação (UESPI) (2016). Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela UESPI (2013). Especialista em Gestão, Supervisão e Docência do Ensino Superior - FAEME (2017). É colaborador do Grupo de Pesquisa em Paisagismo e Meio Ambiente - NUPEMAP / UESPI (2010-2019) na Linha de Pesquisa em Arborização Urbana, Biogeografia e Educação Ambiental. Foi Professor tutor à distância do curso de Ciências Biológicas - NEAD / UESPI (2013-2015). Professor tutor à distância do curso de especialização em Educação e Gestão Ambiental - NEAD / UESPI (2015 -2016). Professor tutor à distância do curso de especialização em Ciências Ambientais e Saúde - FAEME (2016 - 2018). Foi Professor tutor á distância do curso de especialização em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza - FAMEP (2017 - 2023). Atua como Revisor de periódicos, tais como: Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (REVESBAU, 2014), Revista 'Monografias Ambientais (REMOA/UFSM, 2014) e Revista Caatinga (UFERSA, 2015), Revista Desenvolvimento em questão (UNIJUÍ, 2016), Revista GEONORTE (2015), Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade GeAS (2016), Revista Brasileira de Geografia Física (2017), Revista Ciência e Sustentabilidade (2017), Revista de Biologia Neotropical (2018). Foi Professor Orientador de TCC da graduação em ciências Biológicas na Modalidade Ead | NEAD - UESPI \ 2015 (Piracuruca - PI e Corrente - PI) e também na Especialização em Gestão Ambiental Modalidade Ead | NEAD - UESPI \ 2016 ( Piracuruca- PI, Canto do Buriti -PI e Gilbués - PI ) e Ead | NEAD 2018 (Corrente - PI). E Participa como avaliador de bancas de TCC de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). É professor substituto no curso de Ciências biológicas (UEMA de Coelho Neto - 2020/2023 ), curso de Ciências biológicas (UESPI - 2021/2023) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2023 - X).

Caíque Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). É professor-pesquisador e tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Temas Específicos da Educação e Multidisciplinares. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI e faz parte do grupo de pesquisa Gestão Ambiental.

Letícia Sousa dos Santos, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2021) pela Universidade Federal do Piauí. É Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede na Universidade Federal do Piauí. É sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental da Universidade Federal do Piauí. Desenvolve pesquisas na área da Botânica, Etnobotânica, Etnozoologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências. 

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Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Moraes, L. A., Carvalho, C. R. de, & Santos, L. S. dos. (2024). .Representaciones esquemáticas de ambientes costeros y marinos con estudiantes de posgrado en ciencias ambientales. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 17, Publicado em 28/12/2024. https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a61454

Número

Sección

Artigos