Representações esquemáticas sobre ambientes costeiros e marinhos com estudantes de uma pós-graduação em ciências ambientais
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a61454Palavras-chave:
mural expositivo, oficina pedagógica, ensino-aprendizagem, ecossistemas aquáticosResumo
Uma oportunidade para sensibilizar e abordar questões ambientais sobre ecossistemas aquáticos é por meio da educação formal. Nesse sentido, objetivou-se verificar a importância de uma estratégia metodológica alternativa no processo de ensino e aprendizagem sobre ambientes costeiros e marinhos no âmbito das Ciências Ambientais. Trata-se de representações esquemáticas compostas por oficina pedagógica e mural expositivo aplicados em uma turma do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ciências Ambientais e Conservação da Natureza (FAPEMA), Teresina, estado do Piauí. As atividades foram realizadas no dia 4 de agosto de 2019. Um total de 24 discentes elaboraram quatro murais expositivos sobre ambientes costeiros e marinhos. O conteúdo “Desafios para conservação” foi o mais apreciado pelos estudantes (36,84 %). Adicionalmente, 31,57 % relataram que durante a exposição dos murais a maior atratividade foi a contextualização das problemáticas atuais como, por exemplo, a poluição das águas por resíduos plásticos. Os estudantes avaliaram o processo de construção/desenvolvimento e apresentação dos murais expositivos como uma atividade excelente (52,63 %), ótima (31,57 %) e boa (15,79 %). Verificou-se que durante a oficina pedagógica a curiosidade (68,42 %) foi a sensação mais relatada pelos estudantes, seguida da admiração (15,78 %) e da surpresa (5,26 %). Conclui-se que representações esquemáticas facilitam o processo de ensino e aprendizagem por envolverem os discentes nas dinâmicas em sala de aula e estimularem exposições teóricas dialogadas.
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