REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Claudia Maria Barth Petter Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos Estrela, RS, Brasil
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS - Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21136

Resumo

O propósito desta pesquisa foi averiguar a Representação Social de Ciência entre alunos, pais eprofessores nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, na Região Suldo Brasil, além de analisar os conteúdos de cada série, a maneira como eram trabalhados emsala de aula, se a bagagem de cada indivíduo era ou não contemplada, e a possível influência daescola nesta construção. Para a realização do trabalho, fez-se necessário aprofundar os conceitosde ancoragem e objetivação da Representação Social para tentar identificar o núcleo central e aregião periférica. Na fundamentação da pesquisa, utilizou-se a Epistemologia de Lakatos, quefaz referência ao núcleo rígido e ao cinturão protetor. As teorias de aprendizagem envolvidas sereferem a Piaget, Vigotsky e Ausubel, explícitas ao longo deste trabalho. A metodologiautilizada constituiu-se de uma abordagem plurimetodológica, favorecida pela Teoria dasRepresentações Sociais. A análise feita permitiu a identificação de uma parte desse processo deconstrução que demonstra as categorias estabelecidas e seus sentidos. É possível supor que aRepresentação Social de Ciência desta pesquisa está vinculada ao estudo, conhecimento edescoberta, que valorizam a qualidade de vida das pessoas.

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Como Citar

Petter, C. M. B., & Moreira, M. A. (2013). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIÊNCIA: UM ESTUDO PRELIMINAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ensino, Saude E Ambiente, 5(1). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21136

Edição

Seção

Artigos